Para criar um site profissional, você vai precisar de um bom serviço de hospedagem e de um CMS, os famosos gerenciadores de conteúdo da internet. Neste tutorial, você aprenderá a instalar o WordPress usando a hospedagem HostGator.
Se você quer aparecer na web, vai precisar de um site. E, se nunca fez nada parecido, pode pensar que isso pode custar muito dinheiro ou é algo bastante complicado.
A verdade é que com o WordPress e a HostGator, você pode criar um site profissional pagando menos de R$15 por mês!
Além disso, você pode criá-lo hoje, mesmo sem saber nada de tecnologia. Neste artigo, além de apresentar o tutorial, também esclareço os principais conceitos sobre o assunto.
Este tutorial é especialmente indicado para quem deseja criar portais de notícias, sites institucionais, blogs e Landing Pages, por exemplo. Se você pretende criar um e-commerce, recomendo o artigo sobre o DLoja Virtual!
Antes de começar, aviso que o passo a passo a seguir é do tipo “mão na massa”. Ao longo dele, você contratará serviços, definirá o nome do endereço e terminará com a base do seu site concluída.
Isso significa que você deve se planejar um pouquinho antes, caso ainda não tenha feito isso. Assim que estiver com tudo pronto, é só seguir a leitura para aprender a instalar o WordPress com a HostGator!
1. Escolha os serviços que utilizará
Se chegou até este artigo, provavelmente já escolheu o WordPress como ferramenta de gerenciamento de conteúdo e a HostGator como provedor de hospedagem.
De qualquer forma, é importante você conhecer melhor estes serviços e entender por que eles são uma ótima escolha. Acompanhe!
Por que escolher o WordPress?
O WordPress é o CMS (Sistema de Gestão de Conteúdo, em português) mais popular e mais flexível do mundo. A plataforma está por trás de mais da metade dos sites da internet e continua conquistando mais e mais profissionais.
Em grande medida, esse sucesso se deve à facilidade de uso da plataforma, sua enorme base de usuários — que se reflete em fóruns, comunidades e inúmeros cursos espalhados pela web — e sua incomparável variedade de plugins, temas e ferramentas para customizar e equipar websites.
O WordPress também se destaca por facilitar (muito) o trabalho de SEO, as otimizações necessárias para fazer as suas páginas aparecerem nos buscadores, em especial o Google. E o melhor é que oferece tudo isso de maneira gratuita, por meio de um software de código aberto.
É claro que custos virão com os recursos que pretende incluir em suas páginas. Entretanto, quem precisa apenas de um site profissional corporativo ou blog de pequeno ou médio porte, pode ter excelentes resultados usando apenas ferramentas grátis.
Por que escolher a HostGator?
A HostGator é pioneira em serviços de hospedagem no Brasil. A empresa está no país desde 2008 e participou ativamente da consolidação do mercado de Marketing Digital por aqui.
Por falar nisso, você deve saber que:
A hospedagem é a infraestrutura do seu site, o local físico no qual os seus dados são armazenados e disponibilizados para acesso. Lembre-se que a internet é uma rede de computadores conectada, ou seja, ao acessar uma página, uma mídia social ou um aplicativo, você está trocando dados com um computador (servidor) em algum lugar do mundo.
Ao criar um site profissional WordPress com a HostGator, além de contar com um serviço de qualidade e uma excelente equipe de suporte, você tem um dos melhores custos-benefícios do mercado.
Os valores, claro, ficam melhores de acordo com o período contratado. Você pode contratar planos de um mês apenas, 6 meses, 1 ano e até 3 anos — que é a opção mais vantajosa.
Pode parecer muito tempo, mas o serviço é confiável e seu fornecedor é uma das companhias mais sólidas do mercado.
2. Defina o nome do seu site
Antes de contratar uma hospedagem ou instalar o WordPress, a primeira coisa que precisamos fazer definir é o domínio.
O domínio é o endereço “www”, um caminho exclusivo que conduz o navegador utilizado por seus usuários para o servidor no qual se encontram os arquivos do seu site. Sem um domínio, só conseguiríamos acessar um site por meio do IP do servidor, um número longo, confuso e nada atraente para o público.
Esse registro também funciona como uma espécie de propriedade na internet, pois é único. Negociações e disputas por eles são muito comuns e, por isso, esse registro deve ser o primeiro passo no desenvolvimento de um site profissional.
Aqui no Brasil, o departamento encarregado pelo gerenciamento dos domínios “.br” é o Registro.br. O registro feito diretamente pelo portal da organização custa R$40 ao ano, sem reajuste na renovação. O ruim é que, por lá, não é possível registrar endereços com terminações internacionais, como o “.com”.
Além disso, para usar a sua URL “.br” em um serviço de hospedagem, será necessário realizar uma pequena configuração chamada de “apontamento de domínio”.
Para quem busca praticidade, obter todos os serviços de um só fornecedor pode ser mais interessante. Praticamente todas as empresas de hospedagem oferecem registro de domínio, incluindo a HostGator, que também concede esse serviço grátis no primeiro ano. O valor da renovação é um pouquinho mais alto do que o do Registro.br, mas continua sendo muito barato.
Sendo assim, a melhor escolha é fazer o registro junto à contratação da hospedagem para ter direito a um ano de domínio grátis. A seguir, apresento esse processo, passo a passo, pela HostGator, tá bom?
3. Selecione um plano de hospedagem
A hospedagem de sites na internet não é muito diferente de uma hospedagem comum. A diferença é que, nesse caso, você aluga um servidor (hospedagem dedicada) ou parte dele (hospedagem compartilhada, mais barata) para guardar e processar os dados do seu site.
Para dar início ao processo de contratação da hospedagem com domínio grátis na HostGator, basta acessar o site da empresa, selecionar um dos planos e seguir o processo de contratação.
Está com dúvida sobre qual plano escolher? É só seguir a leitura!
Qual plano de hospedagem escolher?
A HostGator oferece planos especiais de hospedagem para usuários WordPress.
De maneira simples e direta, podemos dizer que o plano P é o ideal para quem está começando e pretende criar apenas um site.
O plano M é o melhor em termos de custo-benefício, pois permite criar diferentes sites (você pode querer ter um site corporativo, um blog e um pessoal, por exemplo) e vem equipe com alguns serviços adicionais.
Já o turbo é indicado para quem já tem uma marca procurada na web e precisa lidar, de imediato, com um grande volume de acessos.
Confira planos, preços e promoções atualizadas no site oficial da HostGator
Como este post destina-se a quem precisa criar um site WordPress básico, ficamos com a primeira ou a segunda opção. Escolha considerando o seu orçamento e os seus objetivos.
Por quanto tempo contratar?
Após selecionar um plano, você deve escolher o período de pagamento (de um mês a 3 anos). Naturalmente, quanto maior o período contratado, mais vantajoso é o total com desconto.
Ao selecionar o período desejado, você seguirá para o carrinho onde poderá incluir alguns serviços adicionais. Explico todas eles no próximo tópico.
4. Inclua serviços adicionais (se desejar)
No carrinho da HostGator, você deverá definir os serviços adicionais que pretende contratar junto ao plano de hospedagem, além do domínio.
Fique de olho, pois alguns deles podem adicionar valores à sua assinatura. Veja só!
E-mail Titan (e-mail corporativo)
Titan é o nome do serviço de e-mail atual do HostGator. Você pode escolher entre o plano grátis ou o Essential.
Recomendo o plano pago somente para quem faz transferências de arquivos sigilosos, sensíveis ou extensos, pois é possível criar um e-mail corporativo (estilo contato@dominio) usando a própria hospedagem e ainda sincronizá-lo com o Gmail.
Aqui no blog ensino como usar o seu e-email corporativo dentro do Gmail!
SiteLock (serviço de segurança)
O SiteLock é um serviço de monitoramento de ameaças para sua hospedagem que ajuda a proteger o seu site. Recomendo para quem não está familiarizado com plugins e configurações de segurança.
Este serviço não é algo essencial, pois não dispensa outros ajustes de proteção. Por outro lado, são apenas R$14,99 por mês para dormir um pouquinho mais tranquilo.
Aqui no blog ensino, passo a passo, a providenciar os ajustes de segurança do seu site WordPress com a ajuda do plugin All In One WP Security & Firewall!
HostGator Academy (plataforma de educação)
A HostGator Academy reúne vários cursos para te ajudar a criar um site profissional com o WordPress ou com criadores de sites, bem como divulgá-lo na internet. A produção é de altíssima qualidade e os professores são ótimos, mas o conteúdo em geral é básico.
Recomendo para quem está começando do zero e ainda não têm noções de Marketing Digital.
CodeGuard (backup diário)
Para quem pretende publicar materiais em volume constantemente, um serviço de backup diário é essencial para garantir a integridade do seu site em caso de ataques ou configurações infelizes.
A vantagem aqui, é que o processo é feito automaticamente e sem limitações. Por outro lado, se não pretende ter um blog ou site muito ativo (com alterações quase diárias), o backup manual e gratuito dentro do cPanel da hospedagem já é o suficiente.
Aqui no blog, ensino a fazer backup do WordPress de forma fácil usando a ferramenta Softaculous!
Registro de domínio
Por fim, é hora registrar um endereço inédito — lembrando que você tem direito a um ano de domínio grátis — ou transferir um que você já têm.
Ao digitar um nome na barra de endereço e selecionar uma terminação, o site varrerá a internet para verificar se a URL está disponível. Se não estiver, serão sugeridas outras terminações ou nomes.
O registro do domínio será feito com os mesmos dados pessoais da sua conta na HostGator.
Caso já tenha um domínio registrado com outra organização, como o Registro.br, será preciso providenciar o apontamento ou a transferência.
Você não precisa fazer isso agora, até porque esse processo pode levar algum tempo (no máximo 48 horas). Se é o seu caso, recomendo finalizar a contratação da hospedagem e depois cuidar do domínio. Mas a escolha é sua.
Como apontar um domínio externo para a HostGator
Se você deseja usar um domínio registrado em uma organização diferente, deverá apontá-lo para os servidores da HostGator.
O apontamento de domínio serve para encaminhar a sua URL para um servidor específico. É uma forma de “vincular” os dois serviços (domínio e hospedagem) quando eles são fornecidos por organizações diferentes.
Se você usa o Registro.br, acesse este artigo da Hostgator para aprender a fazer as configurações necessárias após ativar a sua hospedagem.
Você também pode realizar a migração do registro, se desejar. O problema é que a maioria das empresas cobra por isso. A melhor escolha, portanto, é providenciar o apontamento e, na renovação, providenciar a migração, caso ache conveniente.
5. Finalize a compra da hospedagem
Para finalizar, basta conferir os serviços contratados e clicar em Fechar Pedido para seguir para a área de pagamento.
Lembre-se que o desconto de 45% vale apenas para a primeira compra. Ou seja, ao renovar, você pagará o valor integral. Sendo assim, é muito mais vantagem escolher o plano de 3 anos.
Uma grande vantagem de criar um site profissional WordPress com a HostGator é que o valor da renovação sai mais em conta, comparando com outros grandes provedores da web. Ou seja, no longo prazo, é o provedor com o melhor custo-benefício.
O processo de análise e ativação pode levar até dois dias úteis, mas, geralmente, dura apenas algumas horas. Quando o serviço for liberado, você receberá seus dados de acesso por e-mail.
6. Ative o SSL grátis
O certificado SSL (Secure Sockets Layer) é um mecanismo de segurança usado para criptografar a comunicação entre um navegador de internet, como Chrome ou Firefox, e um servidor, como o que você contratou no passo anterior.
Visualmente, o que muda para o usuário é o prefixo do domínio (de http://domínio para https://domínio), mas o que importa são os benefícios do famoso “cadeadinho” na barra de endereços.
Entre outras funções, o protocolo confirma que o site é oficial e não uma cópia criada por hackers para roubar dados, uma vez que o serviço só pode ser ativado pelo proprietário do domínio.
De maneira geral, ele aumenta a segurança na troca de dados entre máquinas e já é entendido por grandes plataformas, em especial o Google, como algo essencial.
Sites que não adotam o protocolo geralmente são taxados pelos navegadores como “não confiáveis” e correm o risco de perder posições ou até serem excluídos das páginas de resultado dos buscadores.
Existem empresas que oferecem o serviço separadamente com opções especiais, mas o ideal é contratá-lo pela sua empresa de hospedagem. A HostGator oferece vários planos, incluindo uma opção gratuita que já é suficiente para proteger a maioria dos sites.
Como ativar o SSL gratuito da HostGator?
A ativação do SSL gratuito é sempre realizada na área do cliente. Basta fazer login na área de clientes da HostGator ou visitar o site principal da empresa, clicar no bonequinho no menu superior direito e depois selecionar “Entrar”.
Na área de acesso ao cliente, informe seu login e senha, faça a verificação do reCAPTCHA e entre.
Na área do cliente, clique em “Certificado SSL” no bloco do seu plano.
Em seguida, você deverá escolher um plano para o serviço de SSL. A única diferença entre o grátis e os pagos é a garantia, uma espécie de seguro que a empresa concede em caso de quebra de criptografia.
Se você não trata dados pessoais sensíveis nem realiza transações financeiras diretamente no seu site, o plano gratuito é tudo o que precisa. Clique, então, em “Solicitar“.
Em seguida, será mostrado alguns requisitos técnicos. No campo abaixo você deverá selecionar o seu domínio para prosseguir.
Por fim, informe seus dados pessoais e clique em “Enviar Solicitação“.
Se você ainda não tem empresa (CNPJ), preencha o campo “Nome da empresa” com o nome do seu site. Caso não tenha local de trabalho, informe o endereço da sua residência ou outro local de sua preferência que seja vinculado a você ou seu negócio.
Tal como na contratação anterior, a ativação pode demorar até 2 dias úteis, mas costuma levar apenas algumas horas. E o processo não acaba aqui. Devemos configurar o SSL no WordPress, mas só faremos isso depois de instalá-lo, obviamente.
Por hora, precisamos apenas que o serviço seja ativado pelo provedor, pois vamos instalar o WordPress no seu endereço “https”.
7. Instale o WordPress
Fazendo uma analogia, podemos dizer que o domínio é o endereço do seu site, a hospedagem é o terreno, e o CMS, a sua casa.
O WordPress é um CMS (Content Management System), um sistema de gerenciamento de conteúdo para a web de código aberto e gratuito. É o software por trás de 40% dos sites da internet e se destaca pela facilidade de uso, versatilidade e confiabilidade. Sua enorme comunidade de usuários é composta por empresas, prestadores de serviço, desenvolvedores, produtores de conteúdo e entusiastas.
Embora a ferramenta seja usada por milhões de usuários, existem tantas aplicações e interfaces diferentes disponíveis que é perfeitamente possível construir um “casa”, ou melhor, um sítio, do seu jeito, com a personalidade do seu projeto ou negócio.
Não devemos confundir, porém, o WordPress.org, o CMS que tratamos aqui, com o WordPress.com, uma plataforma online para criação de blogs equivalente a outros serviços populares, como o antigo Blogger e o Wix. Diferentemente das soluções integralmente online, ele é um software que precisa ser instalado na sua hospedagem. E é isso que faremos agora.
Existem várias formas de criar um site profissional WordPress, e, para este artigo, separei a mais fácil, que é usando o instalador disponível dentro de quase todos os serviços de hospedagem: o Softaculous.
Vamos lá?
1. Acesse o cPanel
No seu dashboard, acesse o cPanel clicando no botão indicado (na Hostgator, ele estará no bloco do domínio principal do seu plano).
Apenas para esclarecer: o cPanel é o painel de controle da sua hospedagem no qual constam todas as ferramentas que o provedor do serviço disponibiliza.
2. Inicie o Softaculous
Dentro do cPanel, vá até a barra de pesquisa no topo da página. Busque por “softaculous” e clique em “Instalador automático (Softaculous)“.
Dentro do instalador, selecione a opção “WordPress” — clique no ícone ou no botão “instalar” que surge quando o mouse é posicionado sobre ele.
3. Instale o WordPress
Agora sim vamos instalar o WordPress na hospedagem HostGator!
Ao abrir o instalador do WordPress, você provavelmente cairá na aba “Resumo”, na qual são apresentadas algumas informações sobre o CMS (em inglês). Selecione a opção “Instale agora” ou “Instalar” no menu superior.
Agora você pode escolher duas formas de instalação: a rápida e a personalizada. As opções ficam disponíveis em cascata clicando na setinha da aba “Instalar”.
A única diferença importante entre as duas opções é que, na última, você poderá definir o nome do seu banco de dados (a pasta onde os arquivos do site serão armazenados na hospedagem), além de configurações de notificação e atualização. As demais configurações podem ser alteradas depois.
Se você prosseguir na instalação rápida, o Softaculous gerará um nome para o banco de dados de forma automática e as configurações serão mantidas nas opções padrão. Por aqui, vou prosseguir com a instalação personalizada, ou apenas “Instalação”, como é apresentada no menu, pois acho importante criar um nome para o banco de dados por questões de segurança.
Para a maioria das pessoas, isso não fará muita diferença. Entretanto, recomendo criar um nome para o seu banco de dados e registrá-lo em um bloco de notas para eventuais manutenções futuras. Procure criar um nome pensando em uma senha forte.
3.1. Configurações essenciais do site
Na primeira etapa, nomeada “Configuração”, você escolhe:
- versão do WordPress que deseja instalar (previamente mantida na última versão);
- protocolo (que deve ser o “https://”);
- domínio (se você contratou um domínio fora da Hostgator, ele já deve estar apontado para a sua hospedagem, caso contrário, ele não será listado nas opções);
- diretório (como /blog ou /news, se houver).
No bloco seguinte, criamos um nome e uma descrição para o site. Essa é a informação que aparece na aba dos navegadores quando as pessoas acessam as páginas iniciais (home), mas você não precisa se preocupar com isso agora. Caso não tenha nada definido em mente, saiba que esses dados podem ser facilmente alterados depois.
3.2. WPMU (pular)
Logo abaixo, você verá a opção para o WPMU. Isso é o sistema multisites do WordPress que permite que vários sites rodem a partir de uma única instalação. É interessante para empresas que trabalham com várias URLs ou sites que apresentam diferentes línguas ou versões.
Esse recurso, entretanto, exige configurações especiais que não abordarei neste artigo. Ressalto mais uma vez que estamos fazendo uma instalação simples aqui. Sendo assim, deixaremos essa opção desmarcada.
3.3. Conta de usuário
Em seguida, criamos a conta do administrador que nada mais é do que o login e a senha que você usará para acessar o WordPress. Não deixe de anotá-los em um local seguro!
Você não precisa se preocupar em escolher um nome de usuário bonito, agradável ou memorizável, pois ele não ficará visível para o público.
Na realidade, há quem recomende criar nomes de logins tais como senhas para dificultar acessos indevidos. Quanto à senha, de fato, a criação de um termo forte é imprescindível.
Simplesmente desista de memorizar os dados do seu site. São muitas informações e você vai precisar de um guia de consulta. Como dito, é recomendável criar uma nota no bloco de notas ou um documento e mantê-lo em um local seguro.
Por fim, informe um e-mail para notificações, recuperação de senha e serviços de segurança em geral. Se você ainda não tem um e-mail corporativo e pretende criar um, saiba que, dentro do WordPress, é possível alterar dados de usuários, bem como criar outros. Os dados de conta informados na instalação são necessários para acessar a ferramenta pela primeira vez, eles não são definitivos.
3.4. Seleção de idioma
No próximo bloco, você deve selecionar o idioma principal do conteúdo do seu site. Isso definirá a linguagem da interface do WordPress e alguns parâmetros de SEO (Search Engine Optimization), as otimizações que fazem com os sites apareçam e rankeiem nos mecanismos de busca.
3.5. Pré-instalação de plugins
O Softaculus permite instalar plugins previamente, junto à instalação do WordPress. No menu, ele oferece duas opções muito utilizadas, o Loginizer (uma excelente ferramenta de segurança) e o Editor Clássico (que é a antiga geração do editor de textos do WordPress, mais parecida com o Word e o Libre Office Writer).
A opção “Gerenciar pacotes de plugins” permite buscar e montar grupos de plugins para adicionar à instalação.
Talvez isso agilize o processo, mas é algo que prefiro deixar para depois. É mais interessante instalar os plugins dentro do WordPress, pois lá podemos ver o número de instalações e as avaliações de outros usuários para escolher os serviços com mais confiança. Minha recomendação, portanto, é ignorar essa parte.
3.6. Definições do banco de dados
Chegamos em “Opções Avançadas”, as configurações do banco de dados. Ao escolher o nome, é importante que você saiba que o primeiro termo vem do nome de usuário cadastrado no seu plano de hospedagem. Você definirá, portanto, a terminação do nome do banco de dados (que deve ter, no máximo, 7 dígitos e só caracteres alfanuméricos).
É também recomendado alterar o prefixo de tabela do banco de dados.
Em seguida, temos as notificações. Os informes geralmente se referem à atualizações do WordPress e de plugins, bem como logins de novos usuários. Se não deseja receber nada disso, é só deixar desmarcado.
Em “Atualizações automáticas da ferramenta” (no caso, o WordPress), é expressamente recomendado escolher a última opção (Atualizar para última versão superior). Isso nos livra de ter que ficar atualizando tudo manualmente e mantém seu site seguro, pois bugs e brechas de segurança são corrigidos rapidamente.
Abaixo você tem a opção de estender as atualizações automáticas para plugins e temas, o que também é recomendável.
3.7. Temas (opcional)
Para finalizar, temos o tema, que é, basicamente, o visual do seu site. O Softaculous apresenta algumas opções gratuitas diretamente no instalador, mas saiba que há muito, mas muito mais temas disponíveis!
Se alguma das opções chamar a sua atenção, basta selecionar. Caso contrário, pode deixar para depois. Para ser sincero, há temas bem melhores do que os exibidos no instalador, portanto, não se preocupe em tomar essa decisão agora.
Se nada for selecionado, o instalador instalará o tema padrão do WordPress — atualmente é o Twenty Twenty-One — que você poderá editar ou trocar depois.
3.8. Informar e-mail e instalar
Logo abaixo, recomendo informar um e-mail para enviar detalhes da instalação. Se tudo correr bem, você poderá excluí-lo depois. Mas se houver algum erro (o que não é comum), é interessante ter um documento para informar a equipe de suporte.
Preenchido todos os campos, basta clicar em Instalar.
Alguns segundos depois, você chegará à página de confirmação. Se quiser, pode twittar.
Se você fez tudo direitinho, o seu site já deve estar no ar. Basta acessar o seu domínio pelo navegador para conferir o famoso Hello world! do WordPress. Para entrar no painel do CMS, a central de controle do seu site, o endereço padrão é “dominio/wp-admin“.
8. Configure o SSL no WordPress
Para que o seu certificado SSL funcione corretamente, é interessante usar um plugin para garantir que todos os usuários sejam direcionados para a versão https do seu site, que é a segura. A hospedagem já faz o redirecionamento automático, mas o WordPress garante o pleno funcionamento dessa função.
Vá em “Adicionar plugins” e busque por “ssl”. Você se deparará com o Really Simple SSL, cujo nome dispensa explicações sobre suas vantagens. Clique em “Instalar” e depois em “Ativar“.
Após ativá-lo, ele apresentará algumas informações importantes e pedirá a sua confirmação. Clique em “Continue, active o SSL“.
Após a ativação, não se preocupe com a linha de progresso do plugin. Para chegar a 100%, você precisará contratar serviços pagos que não nos interessam agora.
Esse é o tipo de plugin que não requer nenhum acompanhamento. Após ativá-lo, não precisará fazer mais nada. Sugiro apenas desativar os avisos para não se incomodar com notificações de anúncios (“Descartar todos os avisos do Really Simple SSL“). É a última opção no bloco definições.
Não se preocupe com as outras opções. Não são úteis agora e requerem conhecimento técnico. Mantendo as opções padrão, você ficará bem.
Se fez tudo direitinho, você acaba de instalar o WordPress na HostGator! É isso aí!
É claro que isso é só o começo, afinal, precisamos configurá-lo para ficar bonito, aparecer nas buscas, receber visitantes, se proteger de ameaças e muito mais. Isso fica para o próximo post: passo a passo para configurar seu site WordPress do zero!
Você sabia que agora a plataforma de e-commerce DLoja Virtual faz parte da HostGator? Acesse nosso artigo para conferir tudo sobre essa novidade!