HostGator e Hostinger são, provavelmente, os serviços de host mais populares do Brasil. Em relação aos planos de hospedagem compartilhada, a HostGator é um pouco mais equipada em recursos técnicos para o usuário e a Hostinger se destaca por entregar boa performance e excelente custo-benefício.
Escrevi este post com base em minha experiência com os dois serviços de hospedagem. As opiniões variam de acordo com o cliente e o produto contratado, mas, de maneira geral, não há dúvidas de que ambos os provedores são excelentes no que entregam.
Para ajudar a tomar uma decisão, reuni os pontos que mais interessam usuários básicos e destaquei as vantagens e desvantagens de cada empresa.
Siga a leitura para saber qual dos dois hosts oferece a melhor hospedagem compartilhada, ou a que mais combina com seu projeto. Vamos lá?
Navegue ou siga a leitura:
- Sobre: por que escolher Hostinger ou HostGator?
- Atendimento: ambas são boas, mas Hostinger é um pouco melhor
- Preço: Hostinger e HostGator têm excelente custo-benefício
- Recursos: a hospedagem da HostGator é um pouco mais equipada
- Facilidade de uso: a Hostinger é mais intuitiva para iniciantes
- Criador de sites: agora quem ganha é a Hostinger
- Desempenho: Hostinger entrega sites um pouco mais rápidos
- Resumo: prós e contras da HostGator e da Hostinger
- Conclusão: qual é a melhor hospedagem compartilhada, Hostinger ou HostGator?
Sobre: por que escolher Hostinger ou HostGator?
Advirto que nunca precisei investir em servidores dedicados, VPS ou cloud, por isso, a minha opinião é restrita aos serviços de hospedagem compartilhada — geralmente a opção contratada por quem está começando.
A HostGator e a Hostinger são empresas tradicionais no mercado de host brasileiro. A HostGator chegou primeiro no Brasil, em 2007, e participou ativamente do crescimento da internet no país. A Hostinger, por sua vez, chegou em 2014, já com uma proposta mais direcionada a pequenos negócios.
É claro que você não deve escolher um produto simplesmente pelo fato de ele ser popular, mas a solidez das duas empresas não se resume a uma questão de senso comum.
O serviço e o atendimento prestado por ambos os provedores é realmente muito bom, sobretudo por terem infraestrutura e pessoal disponível por aqui.
Existem outras hospedagens compartilhadas boas por aí? Sim! De cabeça, posso citar GoDaddy, Locaweb, Weblink, entre várias outras.
Entretanto, considerando a minha experiência com sites há mais seis anos, digo que, salvo um probleminha ou uma instabilidade vez ou outra, as hospedagens compartilhadas da Hostinger e da HostGator não vão te decepcionar, muito menos te obrigar a quebrar a cabeça com ajustes técnicos.
Saiba mais sobre as empresas:
Atendimento: ambas são boas, mas Hostinger é um pouco melhor
Existem reclamações por aí? Certamente!
As duas empresas têm muitos clientes e, dependendo dos recursos utilizados — e de certa má sorte —, algumas pessoas acabam enfrentando frustrações.
De maneira geral, porém, as queixas são muito restritas. Ambas as empresas esbanjam ótima reputação no Reclame Aqui, com destaque para a Hostinger, que tem selo RA1000 ― o que significa excelência no atendimento, de acordo com os critérios do site.
Em termos de canais e disponibilidade, os dois hosts oferecem atendimento por chat e e-mail 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Pessoalmente, não tenho nada a reclamar de nenhuma delas. Sempre fui atendido com eficiência e cordialidade. Entretanto, reparo que minhas mensagens costumam ser respondidas mais rapidamente pela equipe da Hostinger, mas nada muito discrepante em relação à HostGator.
Preço: Hostinger e HostGator têm excelente custo-benefício
Os serviços de hospedagem compartilhada geralmente entregam os mesmos recursos e bônus, como domínio e SSL grátis. Por isso, o investimento acaba sendo um fator chave, mesmo que a diferença seja pequena.
A questão é que a disputa de valores entre a Hostinger e a HostGator está realmente acirrada. A diferença de preços é muito pequena e os planos, agora, tem variações importantes.
Nos dois casos, porém, é fato que você receberá um serviço bastante generoso pelo que se paga. De qualquer forma, vou falar um pouquinho sobre as opções de cada empresa para você tomar a sua decisão conforme achar melhor.
Não vou mais citar os valores no artigo, pois eles estão mudando com frequência. Nos links abaixo, você confere os preços atualizados com o mais desconto disponível no momento.
Confira os preços com descontos atualizados!
Planos de hospedagem da HostGator
Atualmente, na HostGator, você consegue descontos de até 70% na primeira contratação, no plano de 3 anos, o mais vantajoso. Nos planos de hospedagem comuns, temos as opções:
- Plano Start: um domínio, 3 contas de e-mail, SSL grátis, 50 GB de armazenamento SSD;
- Plano P: 1 domínio, e-mails ilimitados, SSL grátis, 100 GB de armazenamento SSD, 1 ano de domínio grátis;
- Plano M: domínios ilimitados, e-mails ilimitados, SSL grátis, 100 GB de armazenamento SSD, 1 ano de domínio grátis, performance aprimorada (5 x mais desempenho);
- Plano Turbo: domínios ilimitados; 2 domínios grátis por um ano, e-mails ilimitados, SSL grátis, 150 GB de armazenamento SSD, performance aprimorada (10 x mais desempenho).
Clique para ver planos e preços atualizados:
Planos de hospedagem da Hostinger
Na Hostinger, você tem mais de 70% de desconto no plano de 48 meses (4 anos), que é a sua melhor opção. As opções são:
- Single: 1 domínio, 1 conta de e-mail, SSL grátis, 50 GB de armazenamento SSD;
- Premium: 100 domínios, 1 ano de domínio grátis, e-mail ilimitado, SSL grátis, 100 GB de armazenamento SSD, largura de banda ilimitada;
- Business: 100 domínios, 1 ano de domínio grátis, e-mail ilimitado, SSL grátis, 200 GB de armazenamento SSD, aceleração avançada para WordPress (Cache de objetos), CDN, ambiente de testes do WordPress;
- Cloud Startup: 300 domínios, 1 ano de domínio grátis, e-mail ilimitado, SSL grátis, 200 GB de armazenamento SSD, aceleração avançada para WordPress, CDN, ambiente de testes do WordPress, endereço de IP Dedicado, suporte prioritário.
De todos os planos, o único que acho que realmente não compensa é o Single, pois os recursos são tão enxugados que, honestamente, fica desvantajoso em relação ao seguinte, o Premium. É só para Marketing mesmo.
O Cloud Startup não é uma hospedagem compartilhada, e é indicado para projetos maiores que recebem alto volume de tráfego, o que acredito não ser o caso da maioria dos leitores deste artigo. O citei porque ele está dentro das opções de planos da Hostinger, ok? Vale a pena conferir, de qualquer forma.
Clique para ver planos e preços atualizados:
Qual compensa mais, HostGator ou Hostinger?
Os planos básicos da HostGator e da Hostinger têm valores muito próximos. Por um lado, a HostGator perde porque o desconto só vale por 3 anos.
Por outro, como o desconto da Hostinger é maior na maioria dos planos, a renovação fica um pouquinho mais cara, apesar de você ter um ano a mais por um preço reduzido.
Em relação aos planos mais robustos, a HostGator parece ser a opção mais vantajosa porque é mais barata. Entretanto, o plano Cloud Startup da Hostinger usa tecnologia de computação em nuvem, que pode oferecer muitos benefícios em termos de desempenho.
É, portanto, difícil dizer qual compensa mais, e essa confusão (proposital) nos valores não para por aí.
Quanto você realmente paga por mês?
A parcela que você vê nos valores dos planos é um valor “equivalente”, não é o preço que você pagará mensalmente.
Os planos de hospedagem são vendidos como produtos, ou seja, você será cobrado pelo valor total do plano, que só pode ser dividido em 12x no cartão!
Ao contratar um Plano M da HostGator, por exemplo, você não pagará R$12,99 por mês, mas R$464,58 (valor que pode ser divido, no máximo, em até 12x no cartão).
É uma má prática que confunde o cliente, mas que, infelizmente, é aplicada por praticamente todos os serviços de host. Sendo assim, sempre avance até o carrinho (checkout) para saber exatamente quanto e como pagará pelo serviço, ok?
Recursos: a hospedagem da HostGator é um pouco mais equipada
Se há algo que gosto, embora não seja tão útil para mim, é o cPanel da HostGator. Esse painel funciona como uma central de controle com diversos relatórios, recursos e ferramentas para você criar, monitorar e equipar o seu site.
A Hostinger até oferece o cPanel, mas em um plano especial — e mais caro. Ele é especialmente indicado para usuários avançados que gostam de realizar ajustes mais finos no site. Para quem está começando, não faz muita diferença.
Facilidade de uso: a Hostinger é mais intuitiva para iniciantes
Embora a Hostinger não conte com o tradicional cPanel nos planos comuns, ela oferece uma central de controle dentro do seu próprio portal com tudo o que você precisa para gerenciar os seus sites com muita facilidade. É o chamado hPanel.
Ele não deixa nada a desejar em relação a outras soluções, embora gere algum estranhamento em quem está acostumado com o cPanel.
O visual não foge muito do apresentado nos painéis de outros serviços, mas tem uma apresentação e uma navegação mais amigável.
Se você é do tipo que não entende nada do assunto, deve se familiarizar com o hPanel da Hostinger muito mais rápido do que com o cPanel da HostGator. Mas em ambos os casos, nos acostumamos rápido com as ferramentas.
Criador de sites: agora quem ganha é a Hostinger
Particularmente, nunca gostei dos criadores de site oferecidos pelos serviços de hospedagem.
O WordPress oferece muito mais recursos e é bastante simples de utilizar. Além disso, vale muito mais a pena instalar criadores mais populares e robustos, como o Elementor, dentro do seu CMS.
Por outro lado, entendo que essas soluções ajudam quem está dando seus primeiros passos e ainda não pegou o jeito dos gerenciadores de conteúdo. Eu mesmo já me diverti bastante com criadores de sites quando estava começando a trabalhar na internet.
Atualmente, é a Hostinger que sai na frente nesse quesito, graças ao seu novo criador de sites inteligente.
Para ser justo, devo dizer que o criador de sites da HostGator é bastante estável, muito fácil de usar e já vem com vários templates para você montar páginas rapidinho.
Entretanto, o novo Website Builder da Hostinger está muito completo, com diversas opções de personalização e recursos de Inteligência Artificial para te ajudar a trabalhar o layout e a criar os conteúdos no seu site. Se você gosta desse tipo de solução, vale a pena acessar o site da Hostinger e dar um conferida no criador de sites!
Desempenho: Hostinger entrega sites um pouco mais rápidos
Essa é a parte mais polêmica entre os webmasters. Como estamos falando de hospedagens compartilhadas, é quase impossível garantir plena estabilidade, afinal, estamos dividindo a máquina com outros clientes.
Para amenizar as turbulências entre os vizinhos, a HostGator declara utilizar “servidores de baixa densidade”, ou seja, com número limitado de clientes, para evitar que as operações de uma conta roubem muitos recursos das demais. Entretanto, não há muita clareza sobre essa política, nem muitos dados que atestem grande diferença no desempenho.
A Hostinger, por sua vez, oferece um tal de “WordPress otimizado em 3x” em um dos seus planos, mas também não dá muitos detalhes sobre o que melhora em três vezes, nem como faz isso em sua estrutura. Pelo que verifiquei, parece ser apenas um plugin pré-instalado, nada demais.
O que sobra para analisar, portanto, é a disponibilidade e o tempo de resposta dos servidores, que também não varia muito entre as empresas.
Não rodei nenhum teste para tirar minhas próprias conclusões, mas parece ser unânime entre os blogs especializados que ambos os serviços são surpreendentemente estáveis. Isso significa que você não sofrerá muito com sites fora do ar.
Tanto com a HostGator quanto com a Hostinger, foram raras as vezes em que notei indisponibilidade, seja por manutenção, seja por erros ou sobrecarga.
Quanto à velocidade, porém, a Hostinger costuma apresentar uma discreta vantagem, comparando apenas as hospedagens compartilhadas que utilizam servidores fora do Brasil.
Você pode conferir uma análise de desempenho do serviço no portal Website Planet.
Outro ponto positivo da Hostinger é que ela disponibiliza dados de tempo de atividade do servidor, o que não é algo comum de encontrar em serviços desse tipo.
Uma novidade interessante é que agora a Hostinger oferece servidores no Brasil para usuários dos planos de hospedagem compartilhada, sem custos adicionais, o que pode melhorar bastante a velocidade dos sites.
Resumo: prós e contras da HostGator e da Hostinger
Para facilitar, vejamos, então, os prós e contras de cada empresa com base nos tópicos apresentados.
Prós e contras da HostGator
Prós (7):
- equipe de suporte brasileira;
- excelente custo-benefício;
- sites rápidos e estáveis;
- recursos adicionais para usuários intermediários e avançados;
- cPanel disponível em todos os planos;
- criador de sites em português;
- atendimento ótimo.
Contras (1):
- requer um pouquinho mais de tempo para usuários básicos se familiarizarem com a plataforma.
Prós e contras da Hostinger
Prós (7):
- equipe de suporte brasileira;
- excelente custo-benefício;
- sites muito rápidos e estáveis;
- painel de configurações amigável para usuários iniciantes;
- criador de sites em português com Inteligência Artificial;
- disponibiliza servidores no Brasil até nos planos básicos;
- atendimento excepcional.
Contras (1):
- recursos avançados de configuração limitados ou de difícil acesso (vale só para usuários avançados).
Conclusão: qual é a melhor hospedagem compartilhada, Hostinger ou HostGator?
Em resumo, a HostGator e a HostGator têm excelente custo-benefício. A HostGator, porém, conta com mais recursos de gerenciamento de sites para usuários avançados. A Hostinger, por sua vez, agrada por entregar sites um pouco mais rápidos, interface simplificada e ferramentas de IA.
Vale a pena contratar a hospedagem compartilhada da HostGator?
Nos planos básicos, a HostGator é discretamente mais vantajosa financeiramente quando pensamos em projetos de longa duração (que ultrapassam o período de desconto), mas isso pode mudar ao fazer upgrades (o que é de se esperar em sites que se mantém ativos por vários anos). Quem busca mais recursos e mais liberdade nas configurações, também será um pouco mais feliz com o jacaré.
Vale a pena contratar a hospedagem compartilhada da Hostinger?
Na maioria dos planos básicos, a Hostinger oferece o melhor preço (nos contratos de 48 meses) e sua interface é mais amigável para quem está começando. Servidores locais e CDN em planos básicos são também uma vantagem importante.
Sendo assim, não dá para dizer exatamente qual das duas hospedagens compartilhada é a melhor. A escolha entre HostGator ou Hostinger vai depender do seu projeto, do tempo de contratação e, claro, do seu perfil de usuário. Esteja certo, porém, que ambas são ótimas escolhas!
Confira os preços com descontos atualizados!
Redator profissional e especialista em SEO (Otimização para Motores de Busca). Ampla experiência em Marketing de Conteúdo, Marketing de Afiliados, hospedagem de sites e blogs WordPress.