HostGator é bom mesmo? A empresa de hospedagem de sites é uma das mais tradicionais do mercado nacional e oferece uma enorme variedade de planos e serviços. Seu atendimento é considerado Ótimo pelo Reclame Aqui.
Muito bem instalada no Brasil, desde 2007, a HostGator é uma multinacional fundada nos Estados Unidos que se tornou uma das mais tradicionais empresas de internet do Brasil.
Mesmo enfrentando concorrentes de peso, como GoDaddy e Hostinger, a empresa segue extremamente competitiva e ostenta um do catálogos de serviços mais recheados do mercado.
Recentemente, em 2023, adquiriu a plataforma DLoja Virtual e, agora, também faz frente no mercado brasileiro de e-commerce. Aqui no blog, você pode conferir o artigo completo sobre essa novidade.
Por aqui, trago 5 vantagens da HostGator para considerar ao escolher um serviço de hospedagem, seja para dar vida ao seu blog ou site institucional na internet, seja para investir em um negócio de criação e venda de websites. Boa leitura!
1. É uma empresa conhecida e confiável
A HostGator não é popular por acaso. A empresa investiu pesado no Brasil para se tornar um dos grandes provedores de hospedagem de sites do país.
Hoje, conta com uma enorme variedade de soluções de host, incluindo estrutura local, servidores VPS e planos de revenda.
O famoso mascote da empresa, o Snappy, é testemunha da evolução dos serviços e do crescimento da marca por aqui.
Antes de falarmos sobre os preços e produtos da HostGator, é bom conhecer um pouco sobre a sua história — afinal, estamos falando de um serviço cujo contratação pode perdurar vários anos.
A empresa foi fundada em 2002, nos Estados Unidos, e participou ativamente do desenvolvimento das tecnologias da internet, bem como do crescimento desse novo universo da informação e da comunicação.
Por aqui, o ponto mais marcante de sua trajetória foi a inauguração da sede brasileira, em 2017. O escritório localizado em Florianópolis firmou de vez o compromisso da empresa no Brasil.
Desde então, os clientes contam com uma equipe totalmente brasileira para atendimento e suporte.
2. Ótimo custo-benefício no longo prazo
Atualmente, o principal concorrente da HostGator é a Hostinger, e a disputa é bastante acirrada entre os planos de hospedagem básicos.
Após o último reajuste de preços, nem é possível afirmar qual das suas sai mais em conta, pois os valores podem variar por diversos fatores (como período de contratação, promoções e produtos adicionais).
No fim das contas, a diferença mensal é mínima e o que se pode dizer com confiança é que ambas entregam muito pelo que cobram.
Você pode comparar os planos e preços atualizados das duas empresas clicando nos logotipos abaixo:
Confira os preços com descontos atualizados!
Qual é o plano mais barato da HostGator?
A opção de hospedagem mais básica da HostGator atualmente é o Plano Start, que permite criar um único website e conta com um ano de domínio “.online” grátis.
Agora, se você não tem nenhum conhecimento técnico e deseja apenas criar um site rapidamente, sem se aprofundar, recomendo o Criador de Sites da HostGator. A maioria dos planos são muito em conta.
A ferramenta segue o estilo Wix (arrasta e solta) e já vem com diversos templates para você usar. Com poucos cliques, você tem um site novinho em folha, como num passe de mágica!
Qual é o plano de hospedagem com o melhor custo-benefício?
Se quiser investir em um serviço mais completo, recomendo o Plano M, que permite hospedar vários sites (o que é útil para criar páginas institucionais, blogs e landing pages separadamente).
Qual o plano indicado para sites com muitos acessos?
Para grandes e-commerces, portais de notícias e plataformas de serviço — que demandam melhor desempenho para aguentar muitos acessos simultâneos —, recomendo o Plano Turbo.
Projetos avançados, porém, geralmente necessitam de servidor dedicado, que a HostGator também oferece em vários planos.
Qual o plano indicado para lojas virtuais?
Como comentei no início do texto, a HostGator oferece, agora, uma ferramenta para criação e gestão de lojas virtuais, a Loja HostGator. É uma solução focada em praticidade, pois permite criar um e-commerce em minutos, mesmo sem conhecimento técnico.
O serviço reúne todas as funcionalidades básicas que uma loja online atual necessita, como gateways de pagamento e logística, certificado SSL e controle de vendas e clientes. A plataforma também pode ser integrada aos principais marketplaces do Brasil, centralizando toda a gestão em um só lugar.
É uma ótima opção para pequenos e médios lojistas que estão começando na web, e também para grandes empresas com operações simplificadas.
Mas não são apenas o preços atrativos que tornam a HostGator um bom serviço de hospedagem. O leque de soluções da empresa também é bem mais recheado que o dos concorrentes.
3. Atende usuários básicos e avançados
Em relação à variedade de opções de serviços e recursos, a HostGator sai na frente e faz jus à fama de queridinha, especialmente entre os usuários mais experientes.
O painel de controle do seu plano de hospedagem é o bom o velho cPanel, uma espécie de “caixa de ferramentas” com absolutamente tudo o que você precisa para gerenciar os seus sites.
Quem não tem experiência pode estranhar um pouco no início, mas vale destacar que todos os planos vêm com ferramentas que facilitam a criação de sites e backups. A mais famosa é o Softaculous.
Aqui no blog ensino a criar um site WordPress e a montar backups com esse serviço, que é muito fácil de usar.
4. Oferece muitas opções de planos e serviços
Hora de falar de negócios!
Os planos da HostGator também são bons porque oferecem diversas formas de atuação para o cliente, além de contarem com servidores em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil.
Há opções para usuários básicos que só precisam de um site, empresas que necessitam de vários endereços, soluções avançadas de segurança e até revenda de hospedagem — que permite que desenvolvedores e web designers criem suas próprias empresas de host.
Dê um conferida nos serviços da HostGator:
- Hospedagem de sites: são os planos de hospedagem tradicionais que permitem criar e gerenciar websites profissionais;
- Criador de Sites: solução estilo Wix da HostGator para usuários iniciantes, tão simples de usar quanto;
- Hospedagem WordPress: planos de hospedagem montados especificamente para garantir o melhor desempenho e segurança em sites WordPress;
- Servidor VPS: solução de hospedagem avançada que dá total controle técnico ao webmaster;
- Servidor Dedicado: planos para projetos que exigem alto desempenho (como e-commerces e portais já consolidados na internet);
- Revenda de hospedagem: plano de revenda que permite o usuário criar e gerenciar várias contas com login e cPanel exclusivo;
- E-commerce (Loja HostGator): solução para criação e gestão simplificada de lojas virtuais.
5. HostGator é bom no atendimento
O atendimento da HostGator é bom, em grande medida, porque a empresa tem uma equipe brasileira para cuidar dos seus clientes por aqui, como destacado no início.
Naturalmente, há momentos em que o retorno da empresa pode demorar um pouco, mas nada que chegue a ser grave. Você pode conferir a reputação da HostGator no Reclame Aqui. Atualmente, seu atendimento é considerado “Ótimo”.
Assim como em outros provedores de hospedagem, é possível contatar a empresa por e-mail, chat ou chamado — que é a opção de suporte mais comum.
O tempo de espera varia de acordo com o dia e horário, sendo um pouco mais lento em horários comerciais. Entretanto, o atendimento está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Quais são os pontos negativos da HostGator?
Não há dúvidas de que a HostGator entrega um serviço de qualidade, entretanto, é preciso dizer que a curva de aprendizagem em suas plataformas é um pouquinho mais longa quando a comparamos com soluções de outras empresas.
Isso vale apenas para quem é iniciante, claro, e ainda não tem familiaridade com cPanel e gerenciamento de arquivos em hospedagens. Entretanto, para ser justo, é preciso dizer que as coisas melhoraram bastante nos últimos anos e não há necessidade de muito conhecimento técnico para usar os principais serviços da empresa.
Em relação ao preço, é preciso dizer que a HostGator não é a hospedagem de sites mais barata do Brasil, quando comparamos os planos mais básicos.
Entretanto, os valores são muito acessíveis. Você provavelmente pagará pouquíssimos reais por mês, proporcionalmente, para ter um serviço bastante completo.
O que realmente há de negativo no pagamento ― e que acontece com praticamente todos os provedores de hospedagem do país ― é que os planos são vendidos como produtos. Ou seja, você pagará o valor total do plano contratado e pode dividir, no máximo, em até 12x no cartão de crédito (mesmo nos planos de 2 e 3 anos).
Não se iluda, portanto, com os valores mensais apresentados nos sites! É uma prática ruim, que confunde o cliente, mas que, infelizmente, é adotada por quase todas as empresas dessa categoria.
Prós e contras da HostGator
Para finalizar, listo abaixo os prós e contras da HostGator, de acordo com tudo o que foi abordado e um pouco mais.
Prós da HostGator:
- empresa confiável;
- equipe de suporte brasileira;
- atendimento de qualidade;
- ótimo custo-benefício;
- enorme variedade de planos e serviços;
- hospedagem equipada (muitas ferramentas e recursos para usuários médios e avançados);
- sites rápidos e estáveis;
- criador de sites para iniciantes.
Contras da HostGator:
- perde para alguns concorrentes nos preços de entrada;
- requer um tempinho para se familiarizar (usuários iniciantes).
Podemos concluir, portanto, que HostGator é bom sim. A empresa é uma das maiores autoridades em hospedagem de sites no Brasil, conta com um generoso leque de serviços, os preços são acessíveis e seu atendimento é 100% nacional. Isso é tudo o que você precisa para criar e gerenciar seu projeto na internet com tranquilidade e sem gastar muito.
Se ainda está na dúvida, você pode conferir o post em que comparo a HostGator com sua principal concorrente, a Hostinger!
Redator profissional e analista de SEO.