Categorias
Tutorial WordPress

Saiba como fazer backup do WordPress usando o Softaculous

Com poucos cliques, você pode fazer um backup do WordPress usando o Softaculous, o pacote de ferramentas de instalação mais famoso dos serviços de hospedagem. Ainda há alguns pontos a melhorar no serviço, especialmente na restauração dos arquivos, mas o processo é um dos mais rápidos e vantajosos do mercado.

A maioria das empresas de hospedagem oferecem opções simplificadas para gravar e recuperar o banco de dados dos sites. Esse é, sem dúvidas, um dos mais práticos.

Há quem prefira fazer o backup manualmente, outros preferem usar plugins, outros a ferramenta oficial do host. O Softaculous é mais um caminho para se fazer isso, e como a maioria dos novos usuários estão instalando o WordPress por ele, fazer o backup por lá me parece conveniente.

Como sou cliente da Hostgator, vou conduzir o processo a partir do cPanel dessa empresa. Dentro do instalador, porém, o procedimento é sempre o mesmo, independentemente da hospedagem, ok?

Neste tutorial, vou ensinar a criar backups pelo Softaculous e também a restaurá-los — o que, até então, exige uma visita rápida ao banco de dados do site, mas nada muito complexo.

É só seguir os passos abaixo!

1. Acesse o Softaculous

Para começar, devemos acessar o Softaculous pelo cPanel da hospedagem. Por lá, busque por “WordPress” para encontrar o “WordPress Manager by Softaculous“.

Aviso que os nomes podem mudar de acordo com a empresa. Se não for cliente da Hostgator, tente buscar por “Softaculous” para encontrar todos os serviços da ferramenta.

wordpress manager by softaculous cpanel hostgator

2. Crie um backup

Dentro do Softaculous, procure pela linha referente ao domínio do seu site e clique na setinha no canto direito, ao lado do botão “up to date”, para abrir o resumo e as opções da sua instalação.

domínio softaculous

Se o seu WordPress não estiver atualizado, você pode aproveitar para atualizá-lo por ai. Entretanto, o que nos interessa agora é o backup. Clique, então, em “Backup” nas opções disponíveis abaixo.

clicar backup com softaculous

Uma janela se abrirá e você verá uma mensagem informando que não há nenhum backup em sua conta — se essa for a primeira vez que você faz isso.

Role um pouco a página e clique na opção “Instalação de backup“.

clicar em instalação de backup softaculous

Se o seu site é recente, o carregamento deve ser rápido. Finalizado o processo, você verá uma mensagem de confirmação com um link para a página de Backups (Backups). Clique nele para acessar.

backup criado com sucesso softaculous

O backup que acabamos de fazer será o primeiro da lista.

3. Apague o arquivo da sua hospedagem

Ao criar um backup pelo Softaculous ou por qualquer outro meio, é recomendável guardá-lo em algum local externo, afinal, se houver algum problema com a sua hospedagem, o risco de perder tudo é enorme.

Outra questão importante é que o conteúdo dos sites tende a aumentar ao longo do tempo fazendo com que os arquivos fiquem maiores e demandem cada vez mais espaço e processamento. Para quem usa hospedagem compartilhada, isso é uma obrigação.

A maioria das empresas de host não permite armazenamento de backups em servidores compartilhados, pois se vários usuários assim fizerem, a qualidade do serviço no seu e nos demais sites que compartilham a máquina pode ser seriamente prejudicada.

Recomendo, então, que você baixe o arquivo e o guarde em um local seguro. Pode ser em uma pasta no seu computador ou pendrive (um bom pendrive, ok?), bem como em um serviço de armazenamento em nuvem confiável.

Para baixar, basta clicar na setinha azul no canto direito do item (backup) na lista.

baixar backup softaculous

Após concluir o download, clique no X vermelho para apagar o arquivo da sua hospedagem. Provavelmente aparecerá uma mensagem de confirmação. Clique em “Ok” para prosseguir.

remover backup softaculous

4. Restaure seus arquivos (quando precisar)

Para restaurar os arquivos, vamos precisar acessar o banco de dados do site, pois o Softaculous ainda não disponibiliza a opção Upload (pelo menos não até a data em que estou escrevendo isso). Acesse, então, o “Gerenciador de arquivos” no seu cPanel — você também pode usar um servidor FTP, como o FileZilla.

gerenciador de arquivos cpnael hostgator

Acesse a pasta referente ao banco de dados do seu site (geralmente iniciada com “home” ou “home1”). Dentro dela, encontre e abra a pasta “softaculous_backups”.

softaculous_backups gerenciador de arquivos

Dentro da pasta, clique em “Carregar” para fazer o upload do arquivo.

upload backup gerenciador de arquivos

Você será redirecionado para o assistente de Carregamento de arquivo.

assistente de carregamento de arquivo gerenciador de arquivos hostgator

Clique em “Selecionar arquivo” e, na janela que se abrir, selecione o arquivo de backup e faça o upload. Finalizado o carregamento, basta voltar ao WordPress Manager by Softaculous.

Por lá, abra os detalhes do seu site como fizemos anteriormente, mas, dessa vez, clique em “Restore” nas opções abaixo.

restore softaculous

Se você fez o upload do arquivo correto, o seu backup deve aparecer como opção. Para iniciar a restauração, basta clicar no ícone da seta girando.

restaurar backup softaculous

Por fim, clique em “Restaurar instalação” para iniciar o processo e depois em “ok” na caixa de confirmação que surgirá em seguida.

restaurando WordPress softaculous

Atenção: se você alterou os seus dados de acesso depois de fazer o backup, provavelmente será deslogado do WordPress durante o processo de restauração. Lembre-se que ao restaurar o seu site, você tamém restaurará logins e senhas configuradas no momento em que o arquivo foi gerado.

Certifique-se, portanto, de ter os dados anteriores em mãos ou alguma opção de recuperação de senha, como acesso ao e-mail da conta.

No último caso, é possível acessar o WordPress pelo WordPress Manager by Softaculous clicando em “Login” no bloco do seu domínio. Uma vez dentro do CMS, basta mudar a senha do seu usuário para acessá-lo normalmente.

Por fim, não se esqueça de acessar “Restore” novamente no gerenciador do Softaculous e apagar o arquivo de backup outra vez.

backups e restaurações softaculous

Você pode criar backups pelo Softaculous de forma periódica ou sempre que adicionar conteúdos e fizer alterações importantes no seu site. O importante é fazer isso com frequência, pois problemas acontecem e perder tudo pode significar muito estresse e prejuízo.

Este artigo fica por aqui. Se não chegou pelos tutoriais “Passo a passo para configurar seu site WordPress do zero” e “Aprenda a configurar o All In One WP Security & Firewall”, recomendo conferi-los, caso precise de ajuda na configuração do seu site. Até a próxima!

Por Leandro Abreu

Produtor de conteúdo com treinamento e experiência em Redação para Inbound Marketing, Storytelling, SEO (essencial, técnico e avançado), planejamento de Marketing de Conteúdo, bem como em criação e gerenciamento de sites WordPress. Saiba mais.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments