A Hostinger é a melhor hospedagem de sites? Tudo o que você precisa saber antes de contratar!

Atualizado em

Avatar de Leandro Abreu
Hostinger é boa? A hospedagem da Hostinger é boa sim!

A Hostinger é muito boa no que entrega. Focada, desde o princípio, em pequenos e médios negócios, a empresa se destaca por entregar sites muito rápidos, interface simplificada e suporte nacional de qualidade por um preço acessível.

Já era hora de criar um post dedicado à Hostinger, que é a empresa de hospedagem que uso hoje para hospedar meus sites, incluindo este.

Aqui no blog, já publiquei um comparativo entre as hospedagens compartilhadas da Hostinger e da HostGator e também um artigo dedicado à HostGator. Agora, é a vez de falar exclusivamente da Hostinger ― mas sem jabá, ok?

Bora lá?

Hostinger é boa mesmo?

A Hostinger é uma excelente empresa de hospedagem, não há como negar isso. Como têm muitos clientes, naturalmente encontrará algumas críticas e reclamações na internet, mas, de maneira geral, o serviço entregue é muito bom e não é por acaso que a marca cresceu tanto no Brasil.

Assim como a HostGator, a hospedagem da Hostinger é uma escolha para quem não quer ter dor de cabeça. É uma empresa muito bem consolidada no país e bastante confiável.

O seu grande atrativo, porém, sempre foi o preço baixo ― que, atualmente, é quase o mesmo da HostGator em alguns planos, e já perde para alguns hosts mais básicos.

Não é uma hospedagem de site grátis, como muita gente procura por aí, mas um serviço muito barato pelo que oferece, sem dúvidas.

Qual é a hospedagem de sites mais barata?

Muita cautela, pessoal, ao comparar serviços de hospedagem pelo preço, pois é tudo muito relativo.

Antes de qualquer coisa, você deve saber que apesar do preço ser um dos grandes destaques em sua divulgação, a Hostinger não é a hospedagem de sites mais barata do Brasil.

Em rigor, o seu plano mais básico, a Hospedagem Single, é sim o mais barato (no plano de 48 meses). É mais em conta até que o plano básico da WebLink, marca do mesmo grupo que é focada em preço baixo.

Entretanto, o produto é tão enxugado que não vale à pena. Você só pode criar um único site, uma única conta de e-mail e ainda tem que pagar o domínio à parte ― considerando os 4 anos de contratação, isso soma, pelo menos, R$160 ao valor final, o que já faz com que essa opção perca o sentido ao compará-la com outros planos.

É, portanto, um produto que só está ali para fins publicitários, não devemos levar em conta. Para quem está começando ― e geralmente está em busca de uma hospedagem compartilhada ―, é bom considerar, no mínimo, os seguintes critérios:

  • o domínio está incluído no preço?
  • SSL (protocolo de segurança) é grátis ou tem planos à parte?
  • qual é a capacidade de armazenamento?
  • serviço de e-mail está incluído? Quantas contas são permitidas?
  • qual é reajuste de preço na renovação?

Tudo depende das necessidades do seu projeto, claro, mas o último item é o mais importante. Muitas vezes o desconto na contratação (que pode ser um período longo) é tentador, mas, na renovação, o valor sobe significativamente. Fique de olho!

Recomendado para você:  Loja HostGator: história, funcionalidades, planos e prós e contras da plataforma de e-commerce

Quais são os planos da Hostinger e quais são os meios de pagamento?

Entre os serviços de hospedagem tradicionais (excluindo o Single), a Hostinger oferece três planos, o Premium, o Business e o Cloud Startup.

A Hostinger sempre traz alguma promoção nos preços, como alguns meses grátis ou descontos em serviços. É bom acessar o site oficial para conferir.

O desempenho entregue em cada plano pode variar bastante, sobretudo o Cloud Startup, que oferece hospedagem em nuvem.

Entretanto, sendo bem honesto, se o seu projeto se resume a criar um site institucional ou blog junto a alguns e-mails corporativos e landing pages, a Hospedagem Premium é tudo o que você precisa.

Se seu projeto decolar, você pode fazer o upgrade a qualquer momento, só que sem o descontão da contratação ― o que não deverá ser um problema se seu site estiver bombando mesmo, imagino.

O que você deve ficar atento é que esses valores mensais informados não são, de fato, a maneira como o serviço será cobrado. Os planos de hospedagem são vendidos como produtos, ou seja, você paga o valor total de uma só vez, que só pode ser parcelado em até 12x no cartão de crédito!

É uma estratégia para confundir o cliente e disfarçar o preço real dos produtos que, infelizmente, todos os provedores de hospedagem usam (ou, pelo menos, os mais famosos). Sendo assim, sempre avance até o carrinho para saber, de fato, quanto e como vai pagar pelo serviço, ok?

Hostinger tem o melhor custo-benefício?

O que posso afirmar que é mesmo não sendo, exatamente, o serviço mais barato do mercado, nem o mais completo (para quem busca recursos avançados de host), a Hostinger tem um excelente custo-benefício.

Não dá pra dizer que tem o melhor custo-benefício do mercado, pois isso é muito relativo ― vai depender do serviço comparado, dos recursos de cada um, do período contratado etc.

De maneira geral, porém, o preço da Hostinger é bom, pois é acessível para qualquer tipo de profissional ou empresa. Ao mesmo tempo, os planos são bem generosos em recursos. No plano de hospedagem Premium, por exemplo, você já tem:

  • capacidade para 100 sites (domínios);
  • subdomínios ilimitados;
  • SSL ilimitado;
  • largura de banda ilimitada;
  • suporta bem até 25 mil visitas mensais;
  • backups semanais;
  • 1 GB RAM;
  • 100 GB de armazenamento em SSD;
  • detector de malware e proteção de nameserver;
  • e-mail grátis (até 100 contas);
  • recursos especiais para WordPress;
  • e muito mais.

Confira planos, preços e recursos atualizados no site oficial:

Falando em recursos, muita gente pergunta se a Hostinger atende bem sites WordPress. Falo sobre isso a seguir.

Hostinger é uma boa hospedagem WordPress?

Assim como todos os grandes provedores, a Hostinger oferece planos especiais para usuários que utilizam exclusivamente o WordPress. Os recursos exclusivos para o CMS são:

  • WordPress Gerenciado: que são ferramentas e plugins para ajudar a instalar, configurar e atualizar o WordPress;
  • Aceleração WordPress: simplesmente o plugin LightSpeed Cache pré-instalado;
  • WP-CLI : linha de comando para atualizar e gerenciar plugins sem precisar de navegador;
  • WordPress Multisite: gerenciamento de vários sites num mesmo painel;
  • Ferramentas de IA do WordPress (a partir do plano Business): recurso para gerar design e conteúdo automático;
  • Cache de Objetos (a partir do plano Business): melhora o tempo de resposta do site e tira aquela mensagem chata no status do diagnóstico do painel do WordPress;
  • Ambiente de Teste do WordPress (a partir do plano Business): permite copiar todo o conteúdo do site em uma subpasta para fazer testes sem afetar a versão publicada.
Recomendado para você:  Como criar um site WordPress? Os passos básicos para criar o seu!

A Hostinger tem uma área dedicada em seu painel (hPanel) para o WordPress. Por lá, você pode criar subdomínios e banco de dados, instalar e atualizar o WordPress, além de gerenciar plugins do site, fazer backups, entre outras funções.

Isso é especialmente útil para quem ainda não está familiarizado com o WordPress ou não sabe usar gerenciadores de arquivos de hospedagem, pois dá para fazer tudo no próprio WordPress ou com pequenas configurações manuais nos arquivos do site.

De qualquer forma, não vamos reclamar do esforço da empresa em facilitar a vida do usuário, né?

Sites da Hostinger são mais rápidos?

O desempenho da Hostinger é bom em vários aspectos, mas, de novo, essa resposta é relativa. Existem vários tipos de hospedagem e inúmeros fatores que influenciam a velocidade de um site (questões internas e externas).

Não rodei nenhum teste, mas se você der uma rodada na internet, vai encontrar vários. E, de fato, no que diz respeito aos planos de hospedagem compartilhada, parece que a Hostinger realmente entrega sites um pouco mais espertos, mas nada demais.

Nunca tive problemas de velocidade ou disponibilidade com a Hostinger ou com a HostGator, mesmo em sites com volume considerável de tráfego. A questão é que a maioria das pessoas que contratam esse tipo de hospedagem cria sites ou blogs muito leves e com número relativamente baixo de visitas.

Nesse caso, praticamente todos os serviços vão te atender, sobretudo os mais recheados, como é o caso da Hostinger.

O mais importante é botar ordem na “casa” mesmo, ou seja, usar temas estáveis, inserir imagens leves, limpar arquivos temporários e otimizar códigos HTML, CSS e JavaScript (coisa que um ou dois plugins resolvem para você).

Atendimento da Hostinger é bom?

Neste quesito, é preciso dizer que a Hostinger realmente faz bonito. Sim, vai ter gente reclamando em rede social, em fóruns e no próprio Reclame Aqui, mas eles atendem sim as pessoas e, em geral, dão conta dos problemas.

Há vários anos, a Hostinger tem selo RA 1000 no portal Reclame Aqui, que indica reputação máxima ou excelência no atendimento.

Nunca enfrentei nenhum problema sério com meus sites, mas todas as vezes que precisei acionar o suporte, me atenderam rapidamente, com bastante educação e resolveram tudo rapidinho.

Conheço pessoas que tiveram algumas experiências ruins, mas é algo inevitável para uma empresa que tem milhares de clientes.

De maneira geral, considerando opiniões de colegas, portais especializados e avaliações da internet em geral, a Hostinger tem sim um bom atendimento, especialmente quando comparamos com outros hosts.

Eu diria, inclusive, que esse é o seu grande diferencial competitivo. Muito mais do que o preço. E lembrando que a empresa tem equipe de atendimento brasileira disponível 24 horas, todos os dias.

Como é a Hostinger por dentro?

Para finalizar, vou aproveitar que sou cliente e dar uma amostra do painel da hospedagem para você ter uma ideia melhor do que terá ao contratar a empresa.

Recomendado para você:  VPS ou hospedagem compartilhada: qual a melhor opção para o seu site?

Na Hostinger, no lugar do tradicional cPanel, você tem o hPanel, que cumpre o mesmo objetivo (funcionar como uma central de controle da hospedagem), mas tentando ser mais intuitivo. Há quem goste, há quem não goste. Eu acho bonitinho.

No menu superior do painel, você tem acesso a todas as áreas que interessam: seus sites, plano de hospedagem, e-mail, domínios, VPS (se tiver contratado), SSL, faturas e outras coisas.

hPanel da Hostinger

O que mais interessa mesmo para a maioria das pessoas que chegam até aqui é o Painel de Controle para WordPress. Como você pode ver, abaixo, ele permite gerenciar vários aspectos do site dentro de um ambiente amigável e também faz um diagnóstico básico.

Painel WordPress na Hostinger

Existem vários outros recursos e ferramentas, claro, mas acho que já deu para ter uma visão da proposta da Hostinger, não é?

Como dito, e como você pode ver na mensagem que apareceu logo na hora do print, a Hostinger tem recursos de IA para gerar conteúdos, elementos e até criar o layout de um site inteirinho para você.

É bem legal e prático, mas ainda acho o resultado um pouco esquisito. Dá uma ajuda em coisas simples, como descrição de produtos, mas, no geral, especialmente na parte de temas, prefiro as ferramentais tradicionais.

Minha opinião pode mudar no futuro com o aprimoramento do serviço. Vamos aguardar.

Prós e contras da Hostinger

Artigo terminando, é hora de resumir tudo na tabelinha de prós e contras, do jeito que o Google gosta. Confere aí.

Prós da Hostinger (8):

  1. excelente custo-benefício na contratação;
  2. sites muito rápidos e estáveis;
  3. recursos exclusivos para usuários WordPress;
  4. painel de configurações amigável;
  5. equipe de suporte brasileira;
  6. criador de sites simplificado com IA (Inteligência Artificial)
  7. atendimento excepcional;
  8. 30 dias para pedir reembolso.

Contras da Hostinger (3):

  1. cPanel disponível apenas em planos à parte (vale só para quem faz questão dele);
  2. recursos avançados de configuração limitados ou de difícil acesso (vale só para usuários avançados);
  3. preços um pouco altos na renovação dos planos (sem desconto).

Podemos concluir que a hospedagem da Hostinger é boa sim, especialmente quando falamos em hospedagem WordPress. Os sites são rápidos e estáveis e a gestão da hospedagem é simplificada, tornando o trabalho acessível até para quem está dando seus primeiros passos na internet.

O ideal mesmo, porém, é testar, e na Hostinger você pode pedir reembolso total em até 30 dias ― tempo mais do que suficiente para saber se o serviço é bom para você ou não. Não perca mais tempo: acesse o site oficial e tire suas próprias conclusões!

Só para você saber: clicando nos links do artigo, você tem acesso a descontos exclusivos e também contribui com o meu trabalho. Muito obrigado, desde já!

Se ainda está na dúvida, você pode conferir o post em que comparo a Hostinger com a sua principal concorrente, a HostGator!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários