O WordPress é um CMS (sistema de gestão de conteúdo) gratuito e de código aberto usado para criar sites, blogs, portais de notícia, lojas virtuais, plataformas de ensino, entre outros tipos de projeto. É o CMS mais utilizado no mundo e está por trás de quase metade dos sites da web.
Todos dizem para usar o WordPress. O apreço ao CMS é unânime, até mesmo entre os programadores que adoram desdenhar dos “desenvolvedores” de sites (os “instaladores de plugins”, como eu).
À primeira vista, a ferramenta parece um tanto conservadora. Pouca coisa mudou visualmente em seu painel ao longo dos anos, mas, por trás de toda essa sobriedade, inúmeras melhorias foram realizadas, com destaque para o, ainda controverso, editor Gutenberg.
Mas por que a ferramenta ganhou tanto prestígio e preferência no mercado? O que ela tem de tão especial em relação aos outros CMSs?
O WordPress tem um excelente desempenho no SEO, tem um média curva de aprendizado e uma flexibilidade incrível. Entretanto, acredito que o que realmente fez do projeto um enorme sucesso mundial é o seu gigantesco ecossistema.
É hora de conhecer melhor uma das plataformas open source mais bem-sucedidas da história e que pode te ajudar a dar vida ao seu projeto na web!
Navegue ou siga a leitura!
- Era uma vez um criador de blogs grátis e fácil de usar
- Qual é a empresa por trás do WordPress?
- E o WordPress.com?
- O grande ecossistema WordPress
- Quais são as principais vantagens do WordPress?
- Quem usa o WordPress hoje?
- Plugins que contribuíram para o sucesso do WordPress
- E quem paga a conta?
- Quais são os pontos negativos do WordPress?
- E, então, qual é o “segredo” do WordPress?
Era uma vez um criador de blogs grátis e fácil de usar
Em linhas gerais, o WordPress nasceu em 2003 como uma plataforma de criação de blogs de código aberto. Sua primeira versão era um fork (modificação de um projeto existente) de um outro projeto de blogging chamado b2/cafelog.
Seus criadores, Matt Mullenweg e Mike Little, queriam uma ferramenta mais flexível e fácil de usar, o que não era algo comum na época. Foi justamente essa facilidade de usar o WordPress que, rapidamente, o tornou popular entre os blogueiros.
Passo a passo, o projeto ganhou corpo e a plataforma evoluiu para uma plataforma de CMS completa capaz de criar qualquer tipo de site.
Observe que, naquele período, a indústria ainda não digeria muito bem a distribuição de conteúdo e de serviços gratuitamente. A maioria dos softwares disponíveis exigiam licenças pagas e haviam várias discussões e processos acontecendo sobre pirataria e violação de direitos autorais, dos reclames de Bill Gates aos pitis de Lars Ulrich (baterista do Metallica).
O WordPress, portanto, era uma solução de alta qualidade, fácil de usar e totalmente gratuita dentro de um mercado em plena ascensão, com poucos concorrentes à vista. E foi justamente esse terreno fértil que fez com que seu ecossistema crescesse rapidamente e sua forte comunidade de desenvolvedores e usuários ajudasse a criar milhares de plugins, temas e recursos que o firmaram de vez como um dos grandes protagonistas da web.
Qual é a empresa por trás do WordPress?
Em 2005, Matt Mullenweg funda a Automattic, empresa responsável por estruturar e gerir o projeto WordPress. Sua operação começou em um escritório modesto da Califórnia e, hoje, conta com sedes em várias partes do mundo, como Londres, Dublin e Tóquio.
A empresa também é pioneira na cultura de trabalho remoto, com uma grande parte de seus funcionários trabalhando em casa ou em espaços coworking.
Desde o princípio até os dias atuais, a Automattic é uma defensora do software livre e de código aberto, e muitos de seus produtos e serviços, assim como o WordPress, são disponibilizados de forma gratuita e aberta.
Ao longo dos anos, novos projetos de sucesso foram lançados e adquiridos, como o Jetpack (uma caixa de ferramentas repleta de recursos para sites WordPress) e o WooCommerce, uma das ferramentas de e-commerce mais usadas pelas lojas online de hoje.
Embora o WordPress seja propriedade de uma empresa privada, o projeto sempre foi aberto ao público e conta com a colaboração de várias pessoas ao redor do mundo, inclusive do Brasil.
É interessante observar que, hoje, a Automattic é a líder mundial do mercado de CMSs e seu principal produto é totalmente gratuito e aberto.
Isso é algo que, nos primórdios da internet, muita gente dizia ser impossível, mas que se provou real e ilustra o quanto as ferramentas online mudaram completamente a maneira de se enxergar o mercado e de se fazer negócios.
E o WordPress.com?
Apesar de o WordPress ser uma ferramenta gratuita, é necessário hospedá-lo em um servidor, o que geralmente envolve custos com hospedagem e algumas configurações que não agradam usuários básicos.
Hoje, a instalação do WordPress é muito mais fácil do que antes ― aqui no blog, ensino passo a passo a instalar o WordPress com a Hostinger ou com a HostGator ―, mas até pouco tempo atrás era necessário algum conhecimento em gerenciamento de banco de dados.
Foi na tentativa de captar recursos por meio dessa demanda que o WordPrees.com foi fundado em 2005, como uma alternativa ao projeto original, que passou a ser conhecido como WordPress.org.
O serviço oferece uma solução completa para criação de sites, incluindo hospedagem, domínio, ferramentas de design, suporte técnico e atualizações de software, tudo em um único pacote. Ele é oferecido em uma variedade de planos, desde a versão gratuita, com recursos básicos, até planos premium com funcionalidades avançadas.
A grande vantagem do WordPress.com é sua facilidade de uso. Ele é projetado para ser uma plataforma de criação de sites acessível para usuários de todos os níveis. Sua interface é mais amigável e conta com recursos de arrastar e soltar, além de ferramentas para personalização de design, permitindo que os usuários criem sites atraentes sem a necessidade de codificar ou gerenciar pastas em servidores.
É uma alternativa legal para projetos simples e pessoas que não querem aprender muito sobre criação de sites. Entretanto, devo dizer que você só vivenciará mesmo o WordPress, optando pela versão auto-hospedada (ou WordPress.org).
O grande ecossistema WordPress
Quem usa o WordPress sabe que ele é um gigantesco mercado, quase uma “metrópole” de projetos, serviços e empreendimentos. Adaptando uma das frases preferidas dos gurus da internet: no WordPress, você pode ser o que quiser!
No caso, você pode prestar uma série de serviços, como criação de sites, produção de conteúdo, web design, consultoria de SEO, programação, atendimento, entre vários outros.
Além disso, você pode criar plugins e disponibilizá-los na plataforma de forma gratuita ou paga, bem como participar do time de colaboradores do próprio WordPress.
Você pode atuar sozinho ou criar organizações. Há espaço para empresas privadas, projetos de pesquisa e esforços filantrópicos.
Atualmente, esse imenso ecossistema abriga milhões de usuários do mundo inteiro. Entre eles, encontramos profissionais autônomos, estudantes e pesquisadores de universidades, empresas de todos os tipos e tamanhos, além do grupo maior composto por aqueles que não atuam diretamente na plataforma, mas a utilizam em seus sites, blogs, lojas, portais e landing pages.
Essa popularidade, que surgiu espontaneamente e nunca parou de crescer, também favorece a infinidade de sites, portais, fóruns, grupos em redes sociais e blogs (como este) que se dedicam a divulgar e ensinar a usar o WordPress.
Mas, afinal, o que o CMS tem de tão bom?
Quais são as principais vantagens do WordPress?
Existem várias razões pelas quais o WordPress se destacou tanto em relação a outros CMSs, inclusive entre outros projetos de código aberto. Vou listar algumas que considero importantes.
1. Facilidade de uso
O WordPress é conhecido por ser um CMS fácil de usar, embora exija um tempinho de familiaridade para quem nunca utilizou uma plataforma do tipo.
De maneira geral, sua interface é intuitiva e amigável para o usuário, o que o torna acessível a uma ampla variedade de públicos, desde blogueiros iniciantes até desenvolvedores avançados.
2. Flexibilidade
O WordPress é altamente personalizável, com uma variedade incomparável de temas e plugins capazes de adicionar funcionalidades extras.
Embora a maioria dos sites seja obrigado a seguir tendências de design e funcionalidade para se destacar, é possível realizar ajustes extremamente específicos para atender praticamente qualquer tipo de necessidade.
3. SEO amigável
O WordPress é construído com o SEO em mente, o que significa que é mais fácil otimizar seu site para os mecanismos de busca, aumentar sua visibilidade do seu site e atrair mais tráfego de forma orgânica.
Ainda que pequenos ajustes de código possam ser necessários em alguns tipos de projeto, de maneira geral, a otimização pode ser realizada de forma prática, sem qualquer necessidade de conhecimento em programação.
4. Código aberto
Como um CMS livre e de código aberto, o WordPress é gratuito para baixar, usar e modificar. Isso significa que é fácil para desenvolvedores e empresas personalizarem o WordPress para suas próprias necessidades, sem precisar pagar por licenças caras.
Este é um fator decisivo para tornar a plataforma extremamente popular e bem-sucedida em comparação a outros CMSs.
5. Comunidade ativa
O WordPress tem uma comunidade ativa de desenvolvedores e usuários que trabalham juntos para melhorar o sistema e criar novos recursos. Isso significa que há sempre suporte e recursos disponíveis para ajudá-lo a resolver qualquer problema que possa enfrentar.
Ao longo dos anos, o WordPress passou por várias atualizações e melhorias, adicionando recursos como suporte para múltiplos usuários, personalização de menus, customização de widgets e muito mais.
Quem usa o WordPress hoje?
Há vários anos, o WordPress é o CMS mais popular e bem-sucedido do mercado. De 2023 (quando escrevi a primeira versão deste texto) para 2024, os dados pouco mudaram.
Hoje., a plataforma está por trás de 43,3% dos sites da web, de acordo com dados da W3Techs, 62,7%, se contar apenas os sites que usam gerenciadores de conteúdo.
Quem o segue no ranking global é o Shopify, com 4,4%, e o Wix, com 2,7% em número de usuários absolutos.
A lista completa e atualizada você confere aqui, mas, como se vê, ninguém é páreo para o WordPress. E o sucesso também acompanha outros produtos da Automattic, como o WooCommerce.
Plugins que contribuíram para o sucesso do WordPress
Além do WordPress, propriamente, vários plugins de sucesso contribuíram para o sucesso da plataforma, pois podem ser decisivos na escolha de um CMS. Vamos falar um pouco sobre eles.
Jetpack
O Jetpack é um plugin para WordPress lançado em 2011 pela própria Automattic. O objetivo do projeto era fornecer um conjunto de recursos para melhorar a funcionalidade e a segurança dos sites em WordPress, uma espécie de caixa de ferramentas para o CMS.
O plugin oferece uma ampla gama de recursos, incluindo estatísticas de tráfego, monitoramento de segurança, backups diários, integração com redes sociais, otimização de desempenho e muitos outros. Rapidamente, ele se tornou um dos plugins mais populares do WordPress, com mais de 5 milhões de instalações ativas.
Em sua história, o Jetpack passou por algumas mudanças significativas. Em 2014, a Automattic adquiriu o plugin BruteProtect, que fornece proteção contra ataques de força bruta, e o incorporou ao Jetpack. Em 2015, foi lançada uma integração com o Google Analytics, permitindo que os usuários vejam estatísticas de tráfego diretamente no painel.
Em 2017, o Jetpack lançou uma funcionalidade chamada “Jetpack CRM”, que permite que os usuários gerenciem e acompanhem interações com seus clientes. Em 2019, foi lançada uma nova interface de usuário com novos recursos, como otimização de imagens, suporte a AMP (Accelerated Mobile Pages) e integração com o WooCommerce.
Nos dias de hoje, o Jetpack continua sendo um plugin popular, mas há quem se queixe dos seus excessos. O plugin é visto por muitos webmasters (eu, incluso) como um “inflador” de sites, pois sua enorme gama de recursos costuma aumentar a carga do servidor e reduzir a velocidade das páginas em alguns casos.
Eu, particularmente, não o utilizo mais em meus sites, nem nos sites dos meus clientes, mas é uma boa solução tudo em um para quem não tem paciência para gerenciar muitos serviços diferentes.
WooCommerce
O plugin WooCommerce foi lançado em setembro de 2011 pela empresa WooThemes. A ideia era criar uma plataforma de comércio eletrônico fácil de usar e que pudesse ser integrada a qualquer site WordPress.
Os fundadores da WooThemes, Adii Pienaar e Mark Forrester, perceberam que muitos usuários do WordPress desejavam adicionar uma loja virtual em seus sites, mas achavam que as soluções de comércio eletrônico disponíveis eram complexas, caras e difíceis de integrar. A partir daí, eles decidiram criar uma solução própria.
Inicialmente, o WooCommerce era um projeto de código aberto, disponível para download gratuito no repositório do WordPress.org. Rapidamente ele ganhou popularidade entre os usuários do WordPress, oferecendo recursos como gerenciamento de estoque, processamento de pagamentos, gestão de pedidos e outras funcionalidades.
De olho no sucesso do serviço, em 2015, a Automattic adquiriu o WooCommerce, tornando-o parte do seu hold de serviços oficiais. Isso fez com que o plugin ganhasse ainda mais confiança no ecossistema do WordPress, tornando-se a ferramenta de comércio eletrônico mais popular do mundo.
Elementor
Embora existam várias outras soluções de qualidade disponíveis, nenhuma delas conquistou tamanho prestígio quanto o Elementor. O construtor de páginas foi um dos grandes responsáveis por ajudar o WordPress a fazer frente às plataformas do tipo “faça você mesmo”, como o famoso Wix, com ajustes simplificados e o famoso editor arrasta e solta.
O plugin oferece uma ampla gama de elementos de página, como textos, imagens, botões, formulários, galerias, mapas, ícones e muito mais, e que podem ser facilmente arrastados e soltos na página para criar o layout desejado. Além disso, ele permite que você crie seus próprios elementos personalizados.
Assim como tudo no WordPress, um dos grandes diferenciais do Elementor é sua flexibilidade. Ele pode ser usado para criar páginas em qualquer estilo ou layout, além de funcionar com o WooCommerce. Também oferece recursos avançados de design, como edição de margens, preenchimentos, efeitos de animação e opções de estilo avançadas para criar páginas altamente personalizadas e atraentes.
Outra funcionalidade interessante do Elementor é sua biblioteca de modelos prontos, que oferece uma variedade de modelos de página e blocos de construção pré-projetados. Isso pode economizar tempo e esforço na criação de páginas do zero.
Yoast SEO
O Yoast SEO é, sem dúvidas, a razão de muitos proprietários de sites usarem o WordPress. O plugin transformou as otimizações de SEO nas páginas em uma espécie de jogo ― que, muitas vezes, é levado a sério demais por alguns profissionais, convenhamos.
A história do Yoast SEO remonta ao início dos anos 2000, quando Joost de Valk começou a trabalhar com otimização de mecanismos de busca. Ele criou um blog chamado “Yoast” para compartilhar seu conhecimento sobre o assunto e o projeto ganhou enorme popularidade, se tornando uma das principais referências da comunidade de SEO.
Em 2008, o projeto se tornou uma empresa de consultoria e desenvolvimento de plugins para WordPress, e foi aí que o Yoast começou a ser desenvolvido com o objetivo de ser uma ferramenta poderosa e abrangente para o mercado.
Ao longo dos anos, o plugin ganhou uma ampla gama de recursos, incluindo a otimização de títulos e meta descrições, análise de conteúdo, geração de sitemaps XML, configurações avançadas de indexação, integração com redes sociais e muito mais.
O fator decisivo para o sucesso do Yoast SEO, porém, é sua abordagem amigável para os usuários, com uma interface intuitiva e recursos de análise de conteúdo que ajudam os produtores a criar páginas otimizadas para mecanismos de busca de uma forma descomplicada.
Existem outras ferramentas de SEO de qualidade? Sim, mas o Yoast SEO segue como o queridinho do mercado, tido como indispensável para a maioria dos profissionais de SEO.
E quem paga a conta?
Sempre que se fala em projetos open source com plataformas de acesso livre aparece alguém para perguntar: “E se o concorrente roubar o projeto?”; “Se vão oferecer o produto de graça, quem vai pagar as pesquisas, os profissionais, a conta de luz e o cafezinho?”
O fato é que projetos open source podem ser tão sólidos e rentáveis ― e, muitas vezes, mais rentáveis ― do que os fechados e privados.
Existe espaço para diferentes modelos de negócio na internet e se há algo que as últimas décadas deixaram claro é que esse pensamento (olá Bill Gates) de cobrar “pedágio” para tudo não cola mais.
O WordPress, definitivamente, não seria o que é hoje se tivesse focado no modelo do WordPress.com, que, inclusive, é um dos meios de captação de recursos da Automattic.
A empresa que mantém o CMS também fatura com a venda de planos e complementos para os plugins WooCommerce e Jetpack, além de ter uma parceria com o Google que lhe permite receber uma porcentagem da receita gerada em anúncios exibidos em sites WordPress.
Vale destacar também que a Automattic oferece uma série de serviços para os usuários da plataforma, como desenvolvimento personalizado de ferramentas, design de sites, hospedagem gerenciada e suporte técnico para clientes corporativos.
Além disso, não podemos deixar de mencionar a enorme relevância da empresa na internet, ainda que as redes sociais liderem o tempo de acesso nos dias de hoje.
Mesmo com as intensas oscilações do mercado, o valor de mercado da Automattic se mantém acima de um bilhão de dólares há vários anos (cerca de US$7,5 bilhões nas últimas projeções).
Quais são os pontos negativos do WordPress?
Nada é perfeito, claro. Embora o WordPress seja a mais querida plataforma de criação de sites, existem alguns pontos negativos que devem ser considerados.
Segurança
Não tenha dúvidas de que o WordPress é uma plataforma segura, mas sua popularidade naturalmente a torna muito atraente para hackers e golpistas.
Felizmente, a comunidade é bastante ágil na descoberta de vulnerabilidades, mas é preciso manter seu site atualizado para não perder as correções.
Outro ponto importante é investir em ferramentas de segurança. Por aqui, ensino a configurar o AIOS, um dos melhores plugins do WordPress nesse quesito.
No mais, ficar em dia com os cuidados básicos, como usar senhas fortes, ativar recursos para barrar logins por força bruta (como reCAPTCHA), fazer backup etc.
Suporte
Para qualquer problema em seu site WordPress, você encontrará uma infinidade de fóruns, artigos, vídeos e outros conteúdos para te ajudar a resolver (a maioria em inglês).
Entretanto, quem está acostumado com o atendimento “gourmet” das plataformas pagas pode se sentir incomodado com o trabalho de procurar por essas soluções e realizar ajustes manuais.
Embora a plataforma disponibilize o suporte oficial da equipe do WordPress, ele é limitado a questões específicas relacionadas ao software. Problemas com plugins ou temas devem ser resolvidos pelos desenvolvedores desses produtos.
De maneira geral, isso não é um problema para a maioria das pessoas. Mas é preciso dizer que, apesar de todas as facilidades, usar o WordPress exige aprendizado constante.
Problemas de velocidade
Ao adicionar muitos plugins ou recursos avançados ao seu site WordPress, isso pode torná-lo mais lento e afetar negativamente a experiência do usuário.
Isso acontece, muitas vezes, porque o desenvolvimento dessas ferramentas é feito de maneira isolada, sem levar em conta otimizações viáveis em um projeto integrado.
Muitos fornecedores de plugins, porém, trabalham com parcerias ou disponibilizam pacotes de soluções que costumam apresentar melhor desempenho operando juntos.
Isso, porém, é muito relativo. Uma regra importante é evitar a mania de encher o site de plugins desnecessários. Mantenha apenas o que você usa, o que realmente precisa.
Dependência de hospedagem
O WordPress é um software que precisa ser instalado em um servidor web, o que significa que você precisa escolher um provedor de hospedagem confiável para hospedar seu site.
Isso assusta os iniciantes que nem sabem direito o que é um host, mas não há qualquer motivo para preocupação. A maior parte desses serviços hoje é extremamente amigável e simples de usar, além de disponibilizar planos que cabem no orçamento de qualquer tipo de projeto.
Aqui no blog fiz um comparativo entre as hospedagens compartilhadas mais famosas do Brasil, Hostinger e HostGator. Dá uma conferida lá!
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Aplicativo mobile
Há um aplicativo para gerenciar algumas funções do site pelo smartphone. Entretanto, o projeto ainda está longe de entregar uma experiência realmente satisfatória no mobile.
Particularmente, não vejo muita vantagem em gerenciar websites pelo smartphone, mas tendo em vista o comportamento do usuário atualmente, é visível uma necessidade cada vez maior de soluções do tipo.
No app, você pode criar e editar posts e páginas, gerir comentários e mídias, bem como realizar algumas configurações. O problema é que a interface é extremamente limitada aos plugins oficiais da Automattic, sobretudo o Jetpack. Outros plugins não funcionam e os bugs são frequentes.
Quanto maior a página e seu conteúdo, mais instável o aplicativo fica, o que o torna uma ferramenta não muito confiável para o dia a dia. Por enquanto, é claro.
E, então, qual é o “segredo” do WordPress?
Em resumo, podemos dizer que o WordPress tem uma história de sucesso, inicialmente, por abrir o mercado para pessoas de todos os tipos e níveis de conhecimento, e, posteriormente, pelo grande ecossistema de usuários e projetos construído ao longo dos anos.
Para a maioria dos empreendimentos da web, o CMS entrega uma solução de altíssima qualidade, fácil de usar e com um universo de possibilidades capaz de satisfazer o webmaster ou cliente mais exigente.
Sendo assim, se você pensa em usar o WordPress, não tenha dúvida de que está fazendo uma ótima escolha. Espero, também, que o artigo tenha aumentado seu interesse no tema e inspirado a fazer parte dessa comunidade global que continua fazendo história na internet. Se ainda não participa, saiba que é muito bem-vindo!
Redator profissional e especialista em SEO (Otimização para Motores de Busca). Ampla experiência em Marketing de Conteúdo, Marketing de Afiliados, hospedagem de sites e blogs WordPress.