Categorias
Tutorial

Como usar o e-mail corporativo da sua hospedagem dentro do Gmail?

Você pode sincronizar o seu e-mail corporativo com o Gmail configurando as opções de contas e importação da ferramenta. Dessa forma, você receberá as mensagens do seu site na sua caixa de entrada do Google e poderá enviar e-mails do mesmo lugar usando o seu remetente profissional.

Uma das vantagens de contratar um serviço de hospedagem na hora de criar o seu site são os e-mails corporativos, como “[email protected]”, “[email protected]”, entre outros. Esses e-mails funcionam bem, mas deixam a desejar no layout, nas funções e no acesso quando comparamos com os grandes serviços da categoria, em especial o líder Gmail.

A boa notícia é que possível sincronizar os serviços e gerenciar as mensagens do seu site dentro da plataforma do Google. Dessa forma, o seu e-mail corporativo continua o mesmo para os seus clientes, enquanto você desfruta de toda a praticidade e tecnologia do Google.

Gostou da ideia? É só seguir os passos a seguir para configurar!

1. Acesse “Contas e importação” no Gmail

O primeiro passo para configurar o envio e recebimento dos e-mails da sua hospedagem no Gmail é acessar a conta do Google que pretende utilizar para fazer a sincronização.

Na sua caixa de entrada, clique em “Configurações” (o símbolo da engrenagem perto da sua carinha) e, logo depois, em “Ver todas as configurações”.

"Ver todas configurações" no Gmail

Dentro das configurações, você deve acessar a aba “Contas e importação“.

2. Adicione seu e-mail corporativo como remetente no Gmail

As duas opções que nos interessam nessa seção são:

  • Enviar e-mail como: ao sincronizar seu e-mail corporativo aqui, você poderá enviar mensagens pelo Gmail usando o endereço da sua hospedagem como remetente (você também poderá usar o da sua conta original do Gmail quando quiser, ok?);
  • Verificar o e-mail de outras contas: sincronizando seu e-mail corporativo aqui, você passará a receber as mensagens dele na caixa de entrada do Gmail.

Vamos começar pela primeira opção, “Enviar e-mail como”. Sendo assim, clique em “Adicionar outro endereço de e-mail” dentro da linha.

Adicionar outro endereço de e-mail para sincronizar hospedagem com o Gmail

Uma janela se abrirá para você realizar a configuração. Dê um nome ao seu endereço de e-mail (o termo que desejar usar para identificá-lo) e informe o endereço da sua conta corporativa.

Na opção “Tratar como um alias”, deixe marcado. Alias é um endereço de e-mail alternativo que oculta seu endereço original.

Após preencher, clique em “Próxima etapa >>

Adicionar endereço de e-mail no Gmail

Na próxima etapa, o Gmail identifica o servidor do seu e-mail corporativo que, geralmente, traz o nome da sua hospedagem. No meu caso, o endereço é da Hostinger. Se você usa outra empresa, será o nome dela que aparacerá no endereço do Servidor SMTP.

Logo abaixo, você têm nome de usuário e senha e deve preencher conforme os dados do seu e-mail corporativo. Nas opções abaixo, deixe como está. Depois, clique em “Adicionar conta >>”.

Configuração conta adicional de e-mail no Gmail

Uma mensagem de confirmação será enviada para seu e-mail corporativo. Se você usa a Hostinger, como eu, o endereço de acesso é o https://webmail.hostinger.com.br. Na Hostgator, o endereço é o seu domínio com a terminação /webmail (seusite.com.br/webmail). Outros serviços devem oferecer opções semelhantes.

Basta, então, acessar a mensagem enviada pelo Gmail e clicar no link destacado. Ou, se preferir, copiar o código e colar no campo indicado na janela de configuração.

Finalizar sincronização do e-mail corporativo com Gmail

Feito isso, o seu e-mail corporativo aparecerá na linha “Enviar e-mail como” nas configurações. Você poderá configurar, ainda, o remetente padrão das mensagens. Para cumprir o propósito do nosso artigo, deixe a opção “Sempre responder com endereço padrão” marcada.

Dessa forma, ao responder pelo Gmail, o remetente exibido ao seu contato será o seu e-mail corporativo. Como dito, você pode mudar isso na hora de enviar a mensagem. Essa opção surgirá para você.

3. Importe as mensagens da sua hospedagem para o Gmail

No tópico anterior, configuramos o serviço para enviar mensagens pelo Gmail usando o seu endereço corporativo como remetente. Agora, faremos com que as mensagens do seu e-mail corporativo sejam encaminhadas automaticamente para sua caixa de entrada do Gmail. Dessa forma, você controlará tudo em um só lugar.

Acesse, então, a linha “Verificar o e-mail de outras contas” e clique em “Adicionar uma conta de e-mail” para abrir a janela de configurações.

Adicionar uma conta de e-mail em "Contas e importação" para receber mensagens do e-mail corporativo no Gmail

Digite o endereço do seu e-mail corporativo e clique em “Próxima >>”.

Configuração de conta vinculada no Gmail

Deixe marcada a opção “Importar os e-mails da minha outra conta (POP3)” e clique em “Próxima >>”.

Importar e-mails de outra conta no Gmail

Preencha o nome de usuário e senha. Depois, em Servidor POP, altere a predefinição do Google e informe os dados de servidor da sua hospedagem (você deverá consultar nos portais de ajuda da empresa). No caso da Hostinger, os dados são:

  • Servidor POP: pop.hostinger.com.br
  • Porta: 995

Abaixo, você pode selecionar as opções que achar conveniente. Gosto de marcar as duas do meio. A primeira para obrigar o serviço a usar conexões seguras na recuperação de e-mails. E a outra para separar as mensagens do e-mail corporativo com um marcador específico (você pode escolher um ou deixar que a configuração crie um marcador com o nome de usuário do seu e-mail).

Marque as outras se desejar e, depois, clique em “Adicionar conta >>”.

Inserir configurações de e-mail corporativo no Gmail

Como o e-mail já foi confirmado na etapa anterior, a configuração é concluída. O marcador com o seu endereço de e-mail corporativo deve surgir no menu lateral e é só clicar nele para conferir as mensagens do seu site.

Bônus: configuração pela hospedagem (caso algo dê errado)

Muitas vezes ao fazer essa configuração pelo Gmail, o serviço retorna algum erro relacionado ao servidor. Se aconteceu com você, não se preocupe.

A função remetente só pode ser feita pelo Gmail, mas o segundo procedimento (receber seus e-mails corporativos no Gmail), você pode fazer pelo painel de configurações da sua hospedagem.

Como estou utilizando este serviço no momento, vou configurar um e-mail Hostinger no Gmail. Acredito, porém, que as funções não devem variar muito em outros hosts. Mesmo que seja cliente de outra empresa, recomendo conferir as etapas a seguir para ter uma ideia do que procurar.

Naturalmente, o primeiro passo é fazer login no seu serviço de hospedagem e acessar o painel principal de configurações ou o cPanel. Nele, você deve acessar a área de e-mail. Na Hostinger, essa opção fica no menu superior.

Hostinger painel do usuário: contas de e-mail

Em seguida, você deve clicar no plano de e-mail do seu domínio para acessar as configurações dos e-mails da sua hospedagem.

Selecionar plano de e-mail na Hostinger

No e-mail que deseja sincronizar com o Gmail, clique no ícone dos três pontinhos corresponde para abrir o menu de opções. Selecione, então, a opção “Criar Encaminhamentos”.

Criar encaminhamentos para e-mail da Hostinger

Na janela que surgir, digite o e-mail que deseja sincronizar no campo indicado e depois clique em “Criar”.

Digitar e-mail para encaminhamento na Hostinger

Feito isso, basta acessar o e-mail indicado para acessar a mensagem de confirmação da Hostinger. Para finalizar e ativar o serviço, é só clicar em “Completar configuração”.

Mensagem de confirmação para encaminhamentos de e-mail da Hostinger. Gerenciar e-mail corporativo no Gmail.

Pronto! Agora todas as mensagens do seu e-mail corporativo serão encaminhadas para o seu Gmail. Para organizar, você também pode criar um marcador para todos os e-mails que chegarem por esse remetente.

Observe que o painel da Hostinger oferece outras configurações interessantes para empresas, como resposta automática. Como já cumpri a promessa deste post, vou deixar as demais possibilidades para você explorar sozinho (a). Não se preocupe, é tudo muito fácil.

Agora que sabe como configurar o recebimento e envio de mensagens da sua hospedagem no Gmail, você vai gostar de conhecer os diversos recursos que o Google oferece no seu e-mail.

Aproveite para conferir o próximo artigo: “Como usar o Gmail: do básico ao avançado!

Por Leandro Abreu

Produtor de conteúdo com treinamento e experiência em Redação para Inbound Marketing, Storytelling, SEO (essencial, técnico e avançado), planejamento de Marketing de Conteúdo, bem como em criação e gerenciamento de sites WordPress. Me encontre no LinkedIn.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments