Socorro! Tráfego do blog caindo: o que fazer?

Atualizado em

Ilustração de um homem desesperado sentado no chão, gráfico em queda no fundo - tráfego caindo

Oscilações de tráfego são normais em qualquer blog, mas precisamos ficar atentos a possíveis tendências de queda. Na maioria das vezes, o problema está no conteúdo, e isso é ótimo, mas cada caso é um caso.

“O tráfego do site está caindo”, “essa página teve poucos visitantes este mês”, “mês passado estava alto, por que caiu agora?” - Se você é um profissional de SEO e não escuta isso quase toda semana, você está fazendo algo muito errado.

Diferentemente do que os clientes acreditam, nós não podemos controlar tudo. Na verdade, o princípio de tudo, que é o interesse e o comportamento das pessoas, é o que menos podemos controlar.

Um belo dia, a coisa mais interessante que um usuário encontrou na internet foi o seu blog. No outro, é uma reviravolta da economia ou a nova fofoca bombástica do BBB.

Se você fala de saúde, alimentação e moda fitness, é de esperar que seu tráfego cresça no verão e caia no inverno. Se você fala de negócios, obviamente não vai ter muitos acessos durante o carnaval - só depois, colega!

É varejo? Dia das mães, dia dos namorados, Black Friday, Natal, esses são os dias bons. O resto do ano? É tocar o barco e se preparar para a próxima alta.

Resumo da ópera: o tráfego não é estável, e nunca será! A não ser que você o gere de maneira artificial, abarrotando seu site de pessoas desinteressadas e jogando rios de dinheiro fora em anúncios só para se sentir em paz observando dados falsamente consistentes.

Se você tem uma estratégia legal e está fazendo tudo certo, o seu tráfego vai oscilar. Vai subir, vai descer, vai subir rápido, vai despencar. E é, por isso, que você deve analisar seus números no médio e longo prazo.

Agora, é claro que problemas podem acontecer. Problemas técnicos no site, problemas com backlinks, mudanças do Google, entre outros. Entretanto, devo dizer que, na maioria das vezes, a culpa é sua mesmo, ou melhor, do seu conteúdo.

E, aí? O tráfego do seu blog está caindo, despencando?

Primeiro se acalme, relaxe e respire fundo. Depois, é só seguir a leitura que vou ajudar.

Passo 1: revise o básico do básico

Antes de tudo, é bom conferir se o seu site está em dia com a “lição de casa do SEO”, digo, as práticas básicas que todo site precisa seguir para conseguir aparecer e rankear nos buscadores:

  • desempenho: o site está leve, rápido e estável?
  • design: as páginas estão bonitas, agradáveis e fáceis de navegar?
  • produção de conteúdo: está criando novos posts de forma consistente?
  • links internos: os links estão bem estruturados, apontando para as páginas principais?
  • backlinks: há links em sites com autoridade apontando para as suas páginas?
  • E-E-A-T: seu conteúdo está seguindo devidamente o “manual de etiqueta da Google” (experiência, expertise, autoridade e confiança) ?
Recomendado para você:  Dizem os cientistas… Que cientistas? 5 erros comuns na interpretação de dados científicos

Todos esses fatores precisam estar em dia para permitir o máximo desempenho do seu blog nas buscas.

Entretanto, isso não deve ser uma obsessão, ok?

Nem sempre o site mais rápido estará no topo. Nem sempre o site mais intuitivo estará no topo. Nem sempre o site com mais backlinks estará no topo (sim, não é necessário ter um monte de backlinks como antigamente) e, claro, nem sempre o melhor conteúdo estará no topo - essa última é mais notável, infelizmente.

Como digo, faça a sua lição de casa, melhore o máximo possível (sem paranoia) e sempre priorize seu conteúdo quando precisar ceder algo - por exemplo, entre ter um site com excelente performance ou um site com conteúdos mais ricos, prefira a segunda opção.

Está tudo certo, mas o tráfego segue caindo? Vamos em frente!

Passo 2: confira as novidades do Google

O webmaster que nunca levou uma rasteira do Google que atire a primeira pedra!

Pois é, o buscador está sempre fazendo ajustes em seus sistemas e em sua política. E, atualmente, com toda a ansiedade em torno das automações, essas mudanças estão mais imprevisíveis do que de costume.

Honestamente, devo dizer que se você é um profissional de SEO ou depende de tráfego orgânico para vender seus serviços e produtos, é sua obrigação acompanhar as notícias da área, seja por meio dos canais oficiais do Google, seja por meio de influenciadores.

Para acompanhar especificamente as novidades sobre SEO, a sua melhor fonte em português é o blog do Google Search Central, mas você pode acompanhar gurus e influenciadores, como o Vitor Peçanha, o Neil Patel e a Julia do SEO.

Caso tenha comido mosca e deixado de realizar alguma alteração sugerida pela equipe do buscador, corre e resolva isso logo.

Entretanto, é bom ficar de olho também nas mudanças na experiência do buscador e como elas afetam o seu site.

A mais impactante do momento são as chamadas “Visões gerais criadas por IA”, que é basicamente um resumo gerado a partir da análise dos principais sites que aparecem nos resultados da busca.

Os links para os sites de referência aparecem, mas é certo que isso está impactando o tráfego de muitos deles - algo parecido com o que aconteceu com a chegada dos Featured Snippets.

Se for o seu caso, será preciso realizar ajustes em sua estratégia. Algumas opções são:

  • criar conteúdos e títulos que instiguem cliques, mesmo quando surgirem juntos ao box de IA generativa;
  • fortalecer o tráfego a partir de palavras-chave que ainda não são contempladas por resumos de IA;
  • aceitar a derrota para a Inteligência Artificial.
Recomendado para você:  Mesa com regulagem de altura: vale a pena ou é só moda? Dúvidas comuns, dicas de compra e 5 modelos para comprar em 2025

Passo 3: verifique se há algo novo na concorrência

Seu site estava indo bem, só crescia o tráfego mês a mês. Você, então, sentiu que o jogo estava ganho e resolveu parar e ficar só observando os números subirem e o dinheiro cair na sua conta. Vitória!

Enquanto isso, seus concorrentes seguiram trabalhando e, enquanto você tomava água de coco, eles estudaram, melhoraram e, claro, te passaram, assumindo a liderança.

Pois é. O SEO é uma corrida sem fim, e não dá para sossegar, mesmo quando seu nicho é muito específico e tem poucos concorrentes. E, claro, tem sempre gente boa chegando, assim como você foi novidade um dia nas SERPs.

Sendo assim, é sempre bom dar uma conferida nos resultados e fazer visitas frequentes nos sites “adversários”. O motivo para sua queda de tráfego pode estar em alguma melhoria que seu concorrente implementou - que pode ser a coisa mais ridícula, como um pequeno ajuste de design ou um tópico extra no post.

Identificou algo diferente, alguma melhoria relevante? Pois faça também! Só não vá copiar literalmente, ok? Faça diferente, faça melhor!

Foi o conteúdo que mudou? Isso nos leva ao próximo passo.

Passo 4: hora de atualizar seus conteúdos

Se o site seu site está com o SEO em dia, se a concorrência não andou fazendo nada mirabolante e se não há nenhuma explicação sazonal ou midiática para a queda de tráfego, então, é certeza que o problema está em seu conteúdo!

Já digo, inclusive, que em sites maduros (sites que já geram tráfego considerável há algum tempo), este será o problema na maioria das vezes. E isso é ótimo!

Por que ótimo? Pois o problema está na sua própria casa! Fica muito mais fácil resolver!

Quem trabalha com SEO há algum tempo sabe que o Google simplesmente adora atualizações, e isso é óbvio. O objetivo do buscador é tentar levantar o conteúdo mais relevante, e que conteúdo pode ser mais confiável do que aquele que resistiu à prova do tempo e é revisado frequentemente?

Pois é. A questão é que muitas vezes ficamos preguiçosos, especialmente com posts que entregam boa performance - afinal, em time que está ganhando não se mexe, certo? Errado!

Sempre bom atualizar dados e informações, por menores que sejam, deixando em dia também a data do post, pois muitos usuários conferem.

Não há um intervalo universal definido para realizar atualizações, mas gosto de acreditar que 6 meses é o tempo máximo que você deve espaçar suas auditorias.

Na publicação acima, eu falo em excluir posts irrelevantes e sem backlinks, mas isso é um exagero. Na verdade, se o conteúdo não é relevante, ele nem deveria ter sido criado!

Recomendado para você:  Como escrever bem? 10 dicas para melhorar a sua escrita, trazendo-a para a sua vida

E, claro, você não precisa esperar 6 meses, principalmente se já foi constatada uma tendência de queda no tráfego. Faça sempre que for necessário.

Meu blog tem centenas de conteúdos, preciso atualizar tudo?

Sim! Mas depende!

Grandes atualizações massivas são caras e trabalhosas. É um trabalho que deve ser feito somente uma ou duas vezes ao ano. Se o seu blog é grande, provavelmente você precisará contratar pessoas para isso, e não quero que gaste dinheiro em vão e reclame comigo depois.

O mais importante é identificar as páginas que mais precisam de atualização, ou seja, aquelas cujo tráfego está caindo consideravelmente. Quando as visitas são concentradas em alguns posts é fácil identificá-las, mas nem sempre isso é possível.

A boa notícia é que você pode encontrar facilmente os posts que precisam de manutenção usando o Google Search Console:

  • no menu lateral, em Desempenho, selecione Resultados da Pesquisa;
  • sobre o gráfico, no seletor de períodos, em Mais, selecione a aba Comparar;
  • selecione para comparar os últimos 3 meses (ou 6 meses para ter uma visão mais abrangente);
  • por fim, Aplicar.

Pelo gráfico, você já terá uma visão geral que permite saber se seu tráfego está aumentando ou caindo. Neste caso, porém, o que nos interessa está na tabela abaixo dele.

Ao selecionar a aba PÁGINAS, você terá uma comparação entre o total de cliques entre o período anterior (últimos 3 ou 6 meses) e o período atual.

Na coluna “Cliques Diferença“, você encontra facilmente as páginas que tiveram queda nos cliques.

Cliques Diferença - Google Search Console

O seu trabalho aqui é anotar todas as páginas que tiveram queda de cliques e dar prioridade a elas nas atualizações, sempre começando pelas que mais recebem tráfego.

É trabalhoso? Sim! Mas é o que precisa ser feito - ou aceitar o fim dos acessos orgânicos no seu blog no futuro próximo. Há conteúdos que precisam morrer mesmo.


É possível que existam outros problemas? Sim! Seu site pode estar sendo alvo de ataques, páginas com backlinks importantes podem ter sido removidas, assim como as pessoas podem, simplesmente, ter perdido o interesse no seu conteúdo.

Entretanto, se você fez a sua lição de casa de SEO, problemas tão graves são raríssimos. Na maioria das vezes, como disse, se o tráfego do seu blog caiu, a culpa é sua mesmo.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, é só deixar um comentário ou falar comigo. E boa sorte nas atualizações!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários