O HAYLOU PurFree BC01 é um fone de condução óssea com proteção IP67 (água e poeira), Bluetooth 5.2, microfone duplo com Clear Voice Capture (CVC) e design minimalista. É um dos produtos com melhor avaliação da categoria e também um dos mais vendidos.
Os fones de condução óssea são polêmicos. Há quem se surpreenda com a tecnologia, há quem os considere um acessório com pinta de inovador, mas que deixa a desejar na qualidade.
Bem, sobre a relevância ou não de comprar esse tipo de fone, discuto em outro artigo que você pode conferir se quiser: Fone de condução óssea é bom? Vale a pena comprar um? Uma resposta ao vídeo do Canaltech
Se você chegou até aqui, é porque provavelmente pretende comprar um e acabou topando com os anúncios e reviews do HAYLOU PurFree BC01, um dos modelos mais comentados por aí.
Estou com ele há mais de um ano e, neste post, trago um review sobre minha experiência com o produto. Siga para conferir!
- Por que comprar o HAYLOU PurFree BC01?
- Como funciona o HAYLOU PurFree BC01?
- Como usar o HAYLOU PurFree BC01?
- Quais são as vantagens do HAYLOU PurFree BC01?
- Quais são os pontos negativos do HAYLOU PurFree BC01?
- HAYLOU PurFree BC01 com um ano de uso: como está?
- Vale a pena comprar um HAYLOU PurFree BC01?
Por que comprar o HAYLOU PurFree BC01?
Os fones de condução óssea tem aplicações específicas e são indicados para pessoas que praticam esportes ao ar livre, profissionais que não podem se isolar e também para pessoas com alguma alteração ou lesão no tímpano, entre outras soluções de ergonomia e acessibilidade.
Eu comprei o HAYLOU PurFree BC01 por duas razões. A primeira é que eu queria um fone bom para videoconferências, mas que não me isolasse do ambiente, ou seja, me permitisse ouvir pessoas ao redor, campainha, comida no fogão etc.
O segundo motivo era mais uma questão de saúde. Queria um dispositivo que agredisse menos a minha audição, pois tenho zumbido no ouvido e não quero que o problema piore, obviamente.
Não é que o fone faça milagres ou seja 100% seguro para a audição — não é —, mas, além da indicação esportiva, esse tipo de fone tem uma forte proposta de acessibilidade.
Agora, se o seu interesse é apenas estético, digo, se você deseja comprar um fone como esse apenas por uma questão de moda ou estilo, garanto que não vale a pena mesmo comprar.
Como funciona o HAYLOU PurFree BC01?
O HAYLOU PurFree BC01 funciona da mesma forma que qualquer outro fone de condução óssea — digo, os verdadeiros fones de condução óssea, pois há muita pegadinha por aí.
No lugar dos falantes tradicionais, há um transdutor que gera uma vibração muito potente e refinada que, em contato com a face, conduz a onda sonora até o nervo auditivo por meio da vibração dos ossos do crânio.
Por essa via, o tímpano é parcialmente poupado, pois não recebe as ondas sonoras diretamente. Além disso, o canal auditivo fica livre e ouvindo plenamente o som ao redor.
Algum som residual é percebido externamente, principalmente quando o fone não está bem ajustado, mas só chega a ser notável em volume médio a alto.
A eficiência desse processo varia de um produto para outro, e nesse quesito o BC01 merece elogios, pois notamos claramente que o som é transmitido pela via óssea e com muita clareza, sem muita perda ou escape. Mesmo colocando o transdutor no pescoço ou no dente, é possível ouvir o som (mas a qualidade cai, claro).
Como usar o HAYLOU PurFree BC01?
Assim como a maioria dos fones de condução óssea, o BC01 traz uma alça flexível (porém firme) que sustenta os dois transdutores de vibração que devem ser apoiados sobre a orelha.
Não há nenhum ajuste disponível na alça, mas ela não é necessária para dar sustentação. Os transdutores devem tocar com firmeza a região logo a frente do tragus da orelha.
O fone tem apenas três botões em um dos lados, dois de volume retangulares e um redondo que fica sobre o transdutor.
Os botões de volume fazem o seguinte:
- manter pressionado o “+”: liga/desliga;
- um toque no “+” e “-” juntos: status da bateria;
- um toque no “+”: aumentar volume;
- um toque no “-”: diminuir volume.
Os comandos do botão principal redondo são:
- um toque: reproduzir/pausar o som;
- dois toques: próxima faixa;
- três toques: voltar faixa;
- pressionar: alterna entre dispositivos conectados/aciona o comando de voz do assistente virtual.
Quais são as vantagens do HAYLOU PurFree BC01?
O HAYLOU PurFree BC01 não dá nenhum salto de inovação entre a maioria dos dispositivos do mercado, mas entrega o básico com muita qualidade. Os seus principais atributos são:
- condução óssea eficiente: como dito, a condução do áudio é realmente eficiente permitindo fazer chamadas e ouvir música com excelente qualidade (dentro dos limites desse tipo de fone, claro);
- bluetooth 5.2 com conexão automática: a transmissão por bluetooth do BC01 é realmente muito boa, talvez o seu maior atributo, assim com a conexão e reconexão instantânea (permite parear até 2 dispositivos);
- microfone duplo com Clear Voice Capture (CVC): é equipado com microfones de boa qualidade com cancelamento de ruído (excelente para videoconferências);
- bateria de longa duração: o fabricante promete 8 horas de uso contínuo, mas acho que 5 horas de uso constante em volume médio é mais realista (em volume alto vai durar menos);
- proteção IP67: o fone tem proteção contra poeira e água, o que facilita a limpeza (costumo lavá-lo rapidamente na torneira);
- ergonomia: o design do produto é muito bem ajustado, assim como seu peso (muito leve), tornando o seu uso prático e confortável;
- carregador USB com plug magnético: facilita muito a limpeza e é muito prático colocá-lo para carregar no computador;
- acabamento premium: revestido de material emborrachado de boa qualidade com alça de titânio flexível e resistente;
- controles intuitivos: botões de player, volume e conexão resistentes, precisos e intuitivos;
- conexão rápida com assistentes virtuais: basta segurar o botão para acionar o comando de voz do Google Assistente ou Alexa.
É claro que nem tudo é perfeito. Há alguns pontos negativos no fone e comento sobre eles a seguir.
Quais são os pontos negativos do HAYLOU PurFree BC01?
Assim como qualquer outro fone de condução óssea, o BC01 não funciona bem em ambientes ruidosos, afinal o som do fone vai disputar com o som externo captado pelo canal auditivo — e vai perder feio.
Sendo assim, esse não é um fone interessante para viagens de ônibus ou de avião, nem para escritórios muito movimentados, por exemplo. Além disso, devido à natureza dessa tecnologia, ele não entrega bons graves e o som só fica com qualidade máxima se você usar tampões (o que não recomendo).
Não podemos comparar a qualidade de áudio dos fones de condução óssea com a dos fones tradicionais — voltamos às aplicações específicas desse tipo de fone, já citadas lá no início.
Há também quem se queixe da privacidade em chamadas, pois o áudio pode escapar parcialmente. No BC01, esse escape do som começa a ser notado em volume médio, mas, para entender a fala, ele deve estar em volume alto. Ainda assim, é um som baixo, um ruído, quase imperceptível na maioria dos ambientes durante o dia.
Em relação ao funcionamento do BC01 especificamente, a única reclamação que tenho a fazer é sobre o bluetooth, que apesar de ser muito bom, não é reconhecido facilmente no meu computador (um Dell Inspiron 15). Como não vejo quase ninguém reclamando sobre isso nas avaliações, acho que é um problema isolado com meu computador ou sistema operacional.
HAYLOU PurFree BC01 com um ano de uso: como está?
Após um ano de uso, o meu HAYLOU PurFree BC01 ainda está novinho!
E devo dizer que não o poupo. Uso ele por horas trabalhando quase diariamente, faço atividades físicas com ele e o levo para todo canto.
O fone sofre com suor, poeira e água frequentemente e sua aparência e funcionamento não parecem ter mudado nada. Nem a pintura da marca e os selos de fabricação desbotaram. Está intacto!
É um fone com boa construção, muito maleável e, ao mesmo tempo, muito resistente. Com cuidado moderado, ele pode durar muitos anos — acredito que vai durar.
Vale a pena comprar um HAYLOU PurFree BC01?
Se você realmente precisa de um fone de condução óssea, digo que o HAYLOU PurFree BC01 é uma das melhores opções. E não sou o único que pensa assim, ele é um dos modelos mais bem avaliados em praticamente todas as lojas e marketplaces.
O único problema mesmo é o preço. Eu o comprei em uma excelente promoção no ano passado — se não me engano, paguei R$300 ou um pouco mais do que isso.
Visite o anúncio para conferir preço atual, fotos e avaliações
Atualmente, o preço dele está mais salgado, por isso recomendo esperar por alguma promoção para melhorar a relação custo-benefício.
De maneira geral, vale a pena sim comprar o HAYLOU PurFree BC01. A qualidade de sua construção e de seus recursos o tornam uma das melhores opções de fones de condução óssea. É um produto que atende muito bem o seu propósito e se provou bastante confiável e durável.
Quer conferir outros modelos da mesma categoria? Confira a lista com os 7 melhores fones de condução óssea, segundo os clientes da Amazon! O BC01 é um deles, claro. Aproveite para conhecer os outros!