O escritório home office deve ser tranquilo, arejado e com boa iluminação natural. Deve ser equipado com móveis e equipamentos ergonômicos, ser organizado e também transmitir a identidade do profissional que o utiliza.
Para ser honesto, nunca tive um escritório, digamos, “perfeito”. Digo, no local perfeito, com a arquitetura perfeita, os móveis perfeitos, do jeitinho que sonhei.
Todos os meus escritórios em casa são do tipo “adaptado”. A gente se vira com o que dá, no lugar que dá, do jeito que dá. E imagino que essa seja a situação da maioria das pessoas que estão lendo isto. É o seu caso?
De qualquer forma, porém, a gente aprende algumas coisas importantes com o tempo. Coisas que não podem faltar em nenhum home office, independentemente de ele ser um escritório dos sonhos ou um escritório “adaptado”.
O ambiente de trabalho é muito importante, especialmente quando se trabalha em casa. Neste artigo, a ideia é trazer algumas dicas básicas para tornar essa cantinho — se for como o meu, é um cantinho mesmo — mais saudável e produtivo. Anota aí!
1. Escolha o lugar certo
Antes de pensar nos móveis, no computador legal ou na decoração, é muito importante escolher o lugar certo. Nem sempre temos escolha, eu sei, mas se puder, dê preferência a um cômodo mais calmo, distante do centro da casa, onde há maior circulação.
Outro conselho é escolher um local com janelas amplas, de preferência com uma vista agradável. A luz natural é muito saudável, assim como o ar puro.
Aquela estética corporativa tradicional marcada por salas fechadas, luz artificial e ar condicionado constante não só está perdendo popularidade, como é extramente prejudicial.
Não importa qual seja a sua ocupação, ninguém quer se sentir prezo em um casulo o dia inteiro. Dá para ter um espaço de trabalho com privacidade, sem precisar se isolar do mundo.
2. Invista em mobiliário e equipamentos ergonômicos
Comecei a falar sobre ergonomia no meu blog porque isso foi uma das coisas que mais fez diferença na minha vida profissional trabalhando em home office.
No começo não dava muita atenção à saúde, achava que daria conta de tudo, afinal era jovem e disposto. Com o tempo, porém, as dores, o cansaço excessivo e o estresse chegaram para me castigar, e foi aí que aprendi.
Entenda, porém, que ergonomia não se trata apenas de comprar uma boa cadeira, trabalhar na posição correta ou coisas do tipo. É um conjunto de recursos, mas também de práticas, hábitos, para tornar o seu dia a dia profissional mais seguro, eficaz e saudável, sem prejuízos no longo prazo.
Pesquisei e aprendi tanta coisa sobre esse tema que até criei um blog focado nisso, o ergonomianohomeoffice.com.br. Dá uma passada lá depois!
3. Organize o ambiente e a sua cabeça
Essa parte é polêmica. Se em ambientes compartilhados já costumamos ser bastante desorganizados, o que dirá dentro de casa!
No início até nos esforçamos para deixar tudo organizadinho. Entretanto, à medida que as tarefas vêm, focamos no trabalho e começamos a deixar tudo fora do lugar com aquela doce expectativa de botar ordem no escritório quando finalmente terminar tudo.
Realmente há dias complicados, não tem jeito. No entanto, manter a organização é algo muito importante para o bem-estar e para a produtividade. É menos informação na sua cabeça, no seu campo visual, além de tirar também aquela tarefa extra pulsando na sua mente: tenho que organizar, tenho que limpar a bagunça, tenho que tomar vergonha na cara e ajeitar isso…
Para facilitar, a grande dica é simplificar! Menos utensílios, menos marcadores, menos itens decorativos, menos equipamentos, menos papel…
O fato é que quando menos coisas você tiver em sua mesa, mais fácil será manter a organização. Sejamos honestos, você precisa mesmo dessa tralha toda?
4. Deixe seu escritório com a sua cara
Aqui entra a decoração, que pode ser trabalhada com plantas, objetos inspiradores, luminárias e outros itens para compor o espaço, além dos seus móveis, claro.
Para quem pode, cabe também um projeto arquitetônico, design de interiores e o que mais for necessário para criar o seu escritório home office dos sonhos.
Só tome cuidado aqui com os modismos e tendências. Uma das grandes vantagens de trabalhar em casa é justamente ter a oportunidade de criar um espaço do seu jeito — afinal, é sua casa!
Sendo assim, ouse! Arrisque coisas diferentes! Faça sem medo de julgamentos! É seu escritório, só seu, e quando seu espaço reflete bem o que você é, seus valores, seu comportamento, seu modo de pensar, tudo isso torna o ambiente mais aconchegante e inspirador para você.
Acredite, você não quer um escritório da moda. Você quer um escritório com identidade, personalidade: a sua!
Você gosta dessa estética com móveis e itens em vermelho? Aliás, você é fã da cor vermelha? Se a resposta for sim, tenho um blog para indicar: o vermelho666.
Nele, você encontra conteúdos que exploram absolutamente tudo sobre o vermelho, incluindo dicas de decoração e produtos nessa cor. Acesse: vermelho666.com.br
5. Adote hábitos saudáveis
Para finalizar, é bom deixar claro que nenhum escritório, por mais incrível que seja, é capaz de proporcionar produtividade e bem-estar se o profissional que o utiliza não adota hábitos saudáveis.
Falo melhor sobre isso no artigo 15 dicas de ergonomia no home office. De maneira geral, a ideia é adotar uma rotina que convencionalmente chamamos de saudável: praticar atividades físicas regularmente, se alimentar bem, cultivar hobbies e distrações, ter boas relações etc.
O trabalho nos consome muito, de fato, mas podem existir problemas do lado de fora do seu escritório, afetando a sua vida dentro dele.
Não cometa o erro de achar que simplesmente renovar o seu ambiente de trabalha fará tudo mudar para melhor instantaneamente. Infelizmente não é tão simples assim. E essa parte é com você!
Meu objetivo aqui é apenas trazer algumas dicas básicas para empreendedores e profissionais que estão montando seu escritório home office ou pretendem dar uma renovada no seu.
Se for o caso mesmo, espero que a leitura tenha sido útil, e boa sorte com o seu projeto. Vai valer muito a pena, eu garanto!