Em recente atualização, a seção Insights do Google Search Console ganhou uma nova área e um acesso pelo menu lateral. As informações agora estão mais organizadas e seguem sendo muito úteis para profissionais de SEO.
Nada como um resumo detalhado para facilitar a vida dos webmasters e profissionais de SEO! Essa é a proposta do “Insights”, um relatório resumido com dados relevantes sobre o desempenho das páginas do seu site.
O serviço está longe de substituir os relatórios disponibilizados pelas grandes plataformas de SEO, mas já ajuda bastante e agora está oficialmente em versão estável (substituindo o relatório anterior que estava na versão Beta).
Neste artigo, trago o resumo dessa novidade - que não é lá tão novidade assim. Vem comigo?
- Como acessar o novo Insights do Google Search Console?
- Para que serve o Insights no Google Search Console?
- O Insights do Google Search Console é bom?
Como acessar o novo Insights do Google Search Console?
A principal novidade do Insights é justamente seu acesso. Agora, oficialmente implementado no Search Console, o relatório ganhou um atalho no menu lateral, logo abaixo de “Visão Geral”.

Antes, só era possível acessar o recurso por meio de um balão exibido sobre o gráfico da visão geral - que, até então, continua lá.

Além disso, pouca coisa muda, mas é bom relembrar tudo o que o recurso oferece.
Para que serve o Insights no Google Search Console?
O relatório Insights é um resumo do desempenho do seu site nas buscas. Ele agrupa as páginas que receberam mais ou menos acessos em diferentes períodos, termos que mais contribuíram para a geração de tráfego e também a origem das buscas, por região e tipo de conteúdo.
A seguir, detalho as informações presentes em cada seção e como você pode utilizá-las na sua estratégia de SEO.
Seu conteúdo
Ao acessar o Insights, a primeira informação exibida é o desempenho de cliques e impressões no período (que você pode escolher entre 7 dias, 28 dias e 3 meses). Ou seja, já dá para saber de cara se o seu tráfego está crescendo ou caindo.
Na sequência, temos a seção “Seu conteúdo”, que traz um resumo do desempenho de cliques em 3 categorias:
- Superior: conteúdos que receberam mais cliques no período;
- Em alta: conteúdos que receberam mais cliques em relação ao período anterior;
- Em baixa: conteúdos que perderam mais cliques em relação ao período anterior.

Nessa primeira tela, são exibidas listas com apenas 5 conteúdos, mas você pode ver a lista completa clicando em “Ver mais”.
Como usar essas informações?
Entender o desempenho do tráfego de suas páginas é muito útil para identificar conteúdos que precisam de melhorias (atualizações) e também para identificar padrões que geram bons e maus resultados, além de gerenciar a sua estratégia como um todo.
Consultas que levam ao seu site
Rolando a página, em seguida temos a seção “Consultas que levam ao seu site”, que reúne os termos de pesquisa que mais geraram tráfego para o site.
As informações aqui também são agrupadas em 3 categorias:
- Superior: consultas que receberam mais cliques;
- Em alta: consultas que receberam mais cliques em relação ao período anterior;
- Em baixa: consultas que receberam menos cliques em relação ao período anterior.

Assim como na primeira seção, você pode ver mais itens clicando em “Ver mais”.
Como usar essas informações?
Descobrir as palavras-chave que mais levam tráfego para o seu site é fundamental para você orientar a sua estratégia e sua produção de conteúdo. Da mesma forma, é também importante saber quais buscas outrora geravam resultados, mas que perderam desempenho, para providenciar melhorias o quanto antes.
Principais países
Na sequência, temos a seção “Principais países” que informa a origem geográfica dos acessos no período.

Como usar essas informações?
Esse gráfico é especialmente útil para sites que utilizam estratégias de SEO internacional, pois certifica que seu conteúdo está sendo exibido nas SERPs do Google de outros países.
Outras origens de tráfego
Por fim, na seção “Outras origens de tráfego” são reunidos o total de acessos vindos de outras fontes de tráfego do Google, além da pesquisa principal, como as abas Imagens, Vídeos ou Notícias.

Como usar essas informações?
Se a sua estratégia de SEO engloba diferentes formatos de conteúdo e busca, este gráfico ajuda a comprovar a performance deles no buscador. Vale destacar, porém, que mesmo em sites focados em texto, os acessos por imagem ou vídeo podem contribuir significativamente para os resultados e, por isso, devem ser também ajustados para a melhor performance.
O Insights do Google Search Console é bom?
O relatório Insights do Google Search Console oferece um bom resumo para o dia a dia do profissional de SEO, mas ainda é limitado em relação aos relatórios de outras plataformas, como Semrush e Ahrefs. O serviço segue, portanto, como uma solução complementar.
A grande vantagem aqui é que os dados são restritos ao desempenho dos sites dentro Google e são extremamente confiáveis - muito úteis, inclusive, para confirmar a precisão dos dados de outros serviços.
Acredito eu, porém, que muitas novidades virão. Agora em versão estável, novas seções, gráficos, tabelas e recursos devem surgir frequentemente. Os concorrentes que se cuidem!

Gestor de conteúdo, redator profissional e especialista em SEO (Otimização para Motores de Busca). Ampla experiência em Marketing de Conteúdo, Marketing de Afiliados, hospedagem de sites e blogs WordPress.