Uma cadeira boa para coluna é uma cadeira ergonômica com diferentes opções de ajuste para conferir conforto e suporte adequados para o corpo inteiro. Seu uso deve ser combinado com pausas regulares, pequenas caminhadas ao longo do dia e uma rotina ativa.
Procurando uma cadeira boa para coluna? Você chegou ao lugar certo! Neste artigo, trago tudo o que você precisa saber para não sofrer com dores no fim do dia.
Quem trabalha muito tempo sentado diariamente cedo ou tarde pode sofrer com dores na cervical, nos ombros, na lombar, nas pernas, entre outras regiões. Os motivos são quase sempre a má postura, pouca ergonomia no trabalho e estilo de vida sedentário.
A seguir, trago todas as orientações que você precisa para prevenir incômodos e dores — e já adianto que trocar a cadeira é só uma das medidas que você precisa tomar para preservar a sua saúde. Continue a leitura e confira tudo!
- Qual é o melhor tipo de cadeira para dor na coluna?
- 5 cadeiras boas para coluna para comprar em 2025
- Uma cadeira ergonômica vai resolver minha dor na coluna?
- Tipos de dores e possíveis problemas de ergonomia
- Como ajustar a cadeira ergonômica?
Qual é o melhor tipo de cadeira para dor na coluna?
O melhor tipo de cadeira para a coluna são as cadeiras ergonômicas, ou seja, cadeiras focadas em ergonomia. Geralmente se diferenciam por apresentar soluções de conforto e suporte adequadas, como encostos em tela e partes reguláveis, como assento, apoios de braço e lombar.
Muita gente ainda pensa que as cadeiras ergonômicas são as famosas gamer, mas nem toda cadeira gamer é ergonômica. Na verdade, as cadeiras ergonômicas atuais fazem parte de um seguimento diferente, mais focado em saúde e ergonomia, e sem tanto apelo ao design chamativo.
Existem sim cadeiras gamer com boas soluções de ergonomia, mas, em geral, as cadeiras ergonômicas, de fato, são as que melhor entregam recursos para prevenir incômodos, dores e lesões relacionadas ao trabalho.
5 cadeiras boas para coluna para comprar em 2025
Para ilustrar bem o que é uma cadeira ergonômica, de fato, separei alguns modelos interessantes para comprar em 2025.
Como você notará nos produtos, todas elas compartilham soluções, como encosto em tela e suportes de cabeça, lombar e braços reguláveis, que permitem ajuste ideal para diferentes tipos de pessoas.
1. Cadeira ergonômica Duoffice Venon DU330
Como você pode notar, a cadeira Venon tem um apoio proeminente na região lombar, o que confere melhor suporte na área. Além disso, ela usa tela mesh em todo o encosto (é fresquinha), tem apoio de cabeça e também apoios de braço retráteis (que não exatamente ergonômicos, mas facilitam outras funções e também a guardar a cadeira embaixo da mesa).
Cadeira ergonômica Duoffice Venon DU330

Principais pontos positivos
- Preço baixo
- Encosto em tela mesh
- Apoio lombar AWS
- Apoio de braço retrátil
- Suporta 100 kg
Principais pontos negativos
- Apoio de braço e lombar sem ajustes ergonômicos
Visite o anúncio para conferir preço, fotos e avaliações
A grande vantagem da Venon, porém, é o preço: é uma cadeira ergonômica barata, em relação aos principais modelos do mercado.
2. Cadeira ergonômica ThunderX3 Yama1
A Yama1 é um mix entre cadeira gamer e cadeira ergonômica, mas mais focada no segundo, o que é ótimo. Aqui, já temos uma estrutura de ergonomia completa, que inclui estrutura resistente, encosto em tela mesh e apoios de cabeça, lombar e braços ajustáveis.
Cadeira ergonômica ThunderX3 Yama1

Principais pontos positivos
- Várias opções de cores
- Encosto em tela mesh
- Design exclusivo
- apoios de cabeça, braço e lombar
- Suporta até 150 kg
Principais pontos negativos
- Pelo preço, poderia ter um apoio de braço com mais ajustes
Visite o anúncio para conferir preço, fotos e avaliações
Para quem curte o visual gamer, a Yama1 está disponível com detalhes na cor ciano ou vermelho. Para quem prefere estilo mais sóbrio, de escritório, há também versão toda preta.
3. Cadeira ergonômica LUVINco Mônaco Bt07
A Mônaco Bt07 é uma cadeira ergonômica completa e com excelente custo-benefício. É equipada com tela mesh em toda a sua estrutura, e apoios de cabeça, braço e assento ajustáveis. Tem até um apoio para os pés retrátil, além de estrutura reforçada para aguentar até 200 kg.
Cadeira ergonômica LUVINco Mônaco Bt07

Principais pontos positivos
- Custo-benefício
- Tela mesh em toda a estrutura
- Apoio lombar AWS
- Apoios de cabeça e braços 3D
- Apoio para os pés retrátil
- Suporte para até 200 kg
Principais pontos negativos
- Produto e marca menos conhecidos.
Visite o anúncio para conferir preço, fotos e avaliações
É uma cadeira muito completa e com preço muito bom, mas você deve ficar atento às medidas, pois esse tipo de modelo costuma ter algumas reclamações sobre isso (há quem diga que é pequena, há quem diga que é grande).
4. Cadeira ergonômica Elements Vertta Pro
A Vertta Pro é uma das cadeiras de escritório mais vendidas da Elements, marca brasileira muita conhecida nesse mercado. É equipada com tela mesh em toda a estrutura e tem apoios de cabeça, braços e lombar ajustáveis — seu apoio lombar, inclusive, é um grande diferencial no design.
Cadeira ergonômica Elements Vertta Pro

Principais pontos positivos
- Design exclusivo
- Várias opções de cores
- Tela mesh em toda a estrutura
- Apoio de braço e cabeça ajustáveis
- Apoio lombar exclusivo
- Suporta 110 kg
Principais pontos negativos
- Algumas reclamações em relação ao apoio lombar
Visite o anúncio para conferir preço, fotos e avaliações
Aqui no blog, já avaliei a Vertta em todas as suas versões e vários outros modelos da Elements. Você conferir em: Qual é a melhor cadeira ergonômica da Elements? Comparativo dos 9 modelos de cadeira ergonômica da marca
5. Cadeira ergonômica DT3 Moira
A cadeira DT3 Moira é também um grande sucesso de vendas, porém da marca DT3. Ela é também comercializada com o nome Caprice, pela marca Comfy. É a mesma cadeira ergonômica.
Este modelo é mais “parrudo”, como você pode notar. Sua estrutura é inteira de aço e seu tamanho também é generoso. É equipada com tela mesh em toda a estrutura e apoios de cabeça, lombar, braços e assento ajustáveis.
Cadeira ergonômica DT3 Moira

Principais pontos positivos
- Estrutura robusta
- Tela mesh em toda a estrutura
- Assento com ajuste de profundidade
- Apoios de braço e cabeça 3D
- Apoio lombar acolchoado ajustável
- Suporta até 150 kg
Principais pontos negativos
- Cadeira grande e pesada, pode incomodar pessoas de baixa estatura
Visite o anúncio para conferir preço, fotos e avaliações
Só para você saber, a DT3 Moira é a minha cadeira ergonômica atual (estou com ela há mais de um ano e satisfeito). Se quiser conferir o meu review completo sobre, está aqui: A cadeira ergonômica DT3 Office Moira (Comfy Caprice) é boa? Vale a pena comprar? [Review um ano de uso]
Uma cadeira ergonômica vai resolver minha dor na coluna?
Não!
Eu recomendo sim que você compre uma cadeira ergonômica, principalmente se seu assento atual não oferece apoio adequado ao seu corpo. Entretanto, devo esclarecer que trocar a cadeira simplesmente não vai resolver suas dores.
Com o crescimento do home office e, consequentemente, a maior preocupação com ergonomia nas casas e escritórios, o mercado de cadeiras aqueceu e as marcas se aproveitam disso para oferecer soluções milagrosas.
Usar uma cadeira boa para coluna é apenas uma das medidas a serem tomadas para prevenir problemas de saúde relacionados ao trabalho sedentário. É também necessário se levantar e fazer pequenas caminhadas ao longo do dia (dentro de casa ou no escritório) e, principalmente, manter uma vida ativa: caminhar, correr, fazer academia ou praticar esportes com regularidade.

Além disso, você deve se cuidar. Se você já sente dores, o mais indicado é procurar um médico ou fisioterapeuta para resolver isso. Nenhuma cadeira cara vai curar uma lesão já existente, e a dor ou incômodo que você sente nem sempre tem a ver com a cadeira.
Tipos de dores e possíveis problemas de ergonomia
Eu não sou especialista. O que trago aqui é apenas um visão geral de dores comuns sofridas por pessoas que trabalham sentadas. Meu objetivo é apenas desmitificar e orientar melhor quem está procurando soluções de ergonomia. Não deixe de consultar um médico ou fisioterapeuta, ok?
Dor na lombar
A dor na lombar é o clássico incômodo de quem trabalha sentado o dia todo. Muito comum, ela acontece porque, quando sentados (principalmente em má postura), sobrecarregamos essa região.

Aqui sim as cadeiras ergonômicas tem um papel importante, pois elas são equipadas (ou pelos deveriam ser) com suportes para a lombar. Entenda, porém, que a principal função desse recurso é manter você em um postura ereta adequada, pois sem o suporte, tendemos a relaxar e curvar a coluna.
Ainda assim, reforço que só a cadeira não resolve. Nosso corpo não foi feito para ficar parado (mesmo que em postura correta). Precisamos levantar, dar umas voltas, evitando ficar sentado por várias horas seguidas. Além disso, malhar e fortalecer músculos inferiores também ajuda a proteger a região e prevenir dores e lesões.
Dor na cervical
A dor na cervical é também muito comum em quem trabalha sentado, mas não costuma estar associada à cadeira.
Algumas marcas vendem a ideia de que o apoio de cabeça nas cadeiras pode melhorar ou prevenir dores no pescoço, mas isso é muito improvável. A principal causa de incômodos e dores na região cervical nos escritórios se deve ao posicionamento inadequado da tela, geralmente baixa, que obriga o usuário a manter a cabeça curvada, sobrecarregando a região.

Quem trabalha usando apenas o notebook sobre a mesa certamente tem ou terá incômodos na cervical. A solução aqui, portanto, não é uma cadeira nova, mas um suporte para o notebook ou um monitor, que eleve a tela para a altura dos olhos com a cabeça ereta.
Dor no nervo ciático
Uma cadeira inadequada ou má postura podem causar ou piorar a dor no nervo ciático, que é aquela dor que começa na coluna e se irradia para uma das pernas.

Em relação à ergonomia no trabalho, a recomendação aqui é ajustar a altura do assento da cadeira de modo que os dois pés fiquem completamente apoiados no chão e a perna se mantenha o mais próximo de um ângulo de 90º. Isso distribui o peso do corpo de maneira mais uniforme, evitando sobrecarga em regiões específicas.
Reforço, porém, que por mais que a cadeira seja boa para coluna, ela não vai resolver um quadro de dor já instalado. Além disso, geralmente existem vários outros motivos relacionados ao surgimento ou piora desse tipo de dor. Sendo, assim, não deixe de consultar um profissional de saúde, ok?
Como ajustar a cadeira ergonômica?
Dei algumas orientações por alto no tópico anterior, mas acho que muitos vão querer um guia completo para ajustar a cadeira ergonômica.
A imagem abaixo nos dá uma visão geral do que seria uma postura correta para trabalhar sentado, mas você não precisa ser rígido demais com as medidas, ok?

A seguir, um passo a passo detalhado para ajudar a ajustar sua cadeira ergonômica.
Passo 1: ajuste do assento
Ajuste a altura do assento da cadeira de modo que seus pés fiquem completamente apoiados no chão (peito do pé e calcanhar) e suas pernas façam um ângulo de 90º, ou próximo disso.
Se sua cadeira tiver ajuste de profundidade no assento, ajuste de modo que a bunda e as coxas fiquem bem apoiadas e equilibradas. Esse recurso é também útil para ajudar na postura das costas, como explico a seguir.
Passo 2: ajuste do encosto
O ideal é que o ângulo do encosto esteja ajustado com inclinação entre 100º a 110º, de modo que suas costas se apoiem completamente (da região superior à lombar).
Ou seja, você deve sentir as suas costas como um todo tocando a cadeira, sem precisar fazer esforço ou se equilibrar — se seu encosto tiver ajuste de altura, você pode escolher uma posição que cubra melhor as suas costas inteiras.
Você também pode usar a regulagem do assento para facilitar. Quando você puxa o banco para trás, suas costas pressionam mais o encosto. Quando empurra o assento para frente, você aumenta o seu ângulo em relação ao encosto. É preciso encontrar um equilíbrio firme e confortável.
Sobre o apoio lombar, a regra é a mesma, você precisar sentir essa região bem apoiada. Se tiver ajuste, regule para equilibra conforto com suporte.
Passo 3: ajuste dos apoios de braço
Por via de regra, o ideal é que o apoio de braço fique igual ou próximo à altura da mesa, servindo como uma extensão dela. Entretanto, você deve verificar se nesse ajuste os seus braços e ombros estão relaxados (nem soltos, nem contraídos).
Se sua mesa for baixa, você provavelmente sentirá seus ombros caídos e poderá ter dores se mantê-los assim. Nesse caso, a primeira solução é abaixar a altura da cadeira, mesmo que diminua um pouco o ângulo das suas pernas.
Por outro lado, se a mesa for alta para você, os ombros podem ficar contraídos, o que também é ruim e pode gerar dores. A solução aqui também é ajustar a cadeira, mas dessa vez aumentando a altura. Se seus pés não conseguirem tocar o chão com firmeza, considere usar um apoio para elevá-los.
O ajuste perfeito pode exigir uma mesa com altura ajustável, mas você deve avaliar se esse investimento é realmente necessário. Saiba mais aqui: Mesa com regulagem de altura: vale a pena ou é só moda? Dúvidas comuns, dicas de compra e 7 opções para comprar
Por fim, ajuste o ângulo ou a distância dos apoios (se sua cadeira tiver esse ajuste) de modo que os braços fiquem confortáveis e com fácil acesso ao teclado e ao mouse. Observe que digitar intensamente ou fazer tarefas com o mouse exclusivamente pode exigir ajustes diferentes, portanto, teste os dois.
Concluindo, existem muitas cadeiras boas para coluna, mas nenhuma delas é capaz, por si só, de prevenir, muito menos resolver dores. Usar uma cadeira ergonômica é essencial para a ergonomia em escritórios e em home office, mas deve ser combinada com pausas frequentes e breves caminhadas ao longo do dia, junto a uma rotina saudável com atividades físicas regulares.
Quer saber mais, confira também: Ergonomia no home office: 15 dicas para ter mais saúde e mais produtividade trabalhando em casa

Gestor de conteúdo, redator profissional e especialista em SEO (Otimização para Motores de Busca). Ampla experiência em Marketing de Conteúdo, Marketing de Afiliados, hospedagem de sites e blogs WordPress.



