O Vivo Easy, plano de internet móvel com gigas que não expiravam, foi descontinuado em setembro, dando espaço aos planos mensais e anuais do Easy Lite. Clientes antigos não foram afetados, mas não é possível realizar novos cadastros no antigo modelo “on demand”.
Para quem não conhece, o Vivo Easy era um plano pré-pago totalmente gerenciado por aplicativo, sem burocracia e com uma grande liberdade.
O seu diferencial era a opção “Monte do seu jeito”, onde o cliente comprava pacotes de internet (gigas), diárias de voz ou SMS, e podia usá-los quando quisesse, sem prazo de validade.
Este mês, a Vivo encerrou de vez a opção “on demand” e lançou um novo site e uma nova marca para o seu novo serviço, o Easy Lite. Embora já fosse esperado, a notícia pegou muita gente de surpresa e tem dado o que falar.
E agora? O plano chegou realmente ao fim? O que farão com os antigos clientes? É hora de migrar para outra operadora? Vamos conversar sobre isso.
O Vivo Easy acabou
O Vivo Easy conquistou uma legião de fãs pela sua flexibilidade e economia. Era um plano de internet único, sem obrigações ou burocracias, além de muito econômico.
Se você comprasse 10 GB de internet, por exemplo, podia levar 1 mês ou 1 ano para usar, e os dados não expiravam. Era a solução perfeita para quem usa pouco o celular na rua, tem Wi-Fi em casa e no trabalho, ou simplesmente detesta a ideia de “perder” a internet que não foi consumida no fim do mês.
Pois é, essa liberdade está com os dias contados. A Vivo, em um movimento estratégico, está descontinuando os pacotes de dados e diárias avulsas, e direcionando os clientes para a modalidade Vivo Easy Prime ou a nova Easy Lite, que são planos com assinatura mensal ou anual.
Essa mudança vem acompanhada de um aumento de preços nos pacotes de internet restantes e nos planos Easy Prime, o que deixou muitos usuários insatisfeitos. Afinal, o grande diferencial do Vivo Easy era justamente a flexibilidade de comprar dados avulsos e usá-los sem pressa.
Desde o início de setembro (2025), o site oficial do plano mudou. A opção “Monte do seu jeito” não existe mais, e só encontramos os planos do Easy Prime. A única boa notícia é que os clientes antigos (até então) não foram afetados.
O que será feito com os clientes antigos?
Fico me perguntando o que farão com os antigos clientes do Vivo Easy. Por hora, o aplicativo segue como antes, inclusive, permitindo a compra de gigas e diárias de chamadas.
Ainda tenho muitos gigas e fico tentado a comprar mais para aproveitar, enquanto a opção está disponível — afinal, eles não podem tirar de mim a internet que já paguei, certo? Ou será que podem?
Na pior das hipóteses, colocarão um prazo de validade nos gigas já comprados — o que acredito ser ilegal já que eles foram adquiridos sob o contrato antigo, mas tudo é possível.
Acho que a única coisa sensata a fazer é esperar para ver. No caso, aguardar algum parecer oficial sobre o futuro dos novos clientes.
E agora, para onde ir?
Se você já aceitou o fim do Vivo Easy e está buscando uma alternativa com a mesma flexibilidade, o mercado oferece algumas opções.
No entanto, é importante destacar que nenhum plano oferece a flexibilidade que o Vivo Easy oferecia. Ou seja, para ter internet móvel, será preciso ser refém de mensalidades, infelizmente. Abaixo, separei algumas alternativas.
Claro Flex
É um dos concorrentes diretos. É um plano 100% digital, com a diferença que a franquia de internet e os benefícios são renovados mensalmente. Ou seja, a internet não acumula, mas ele oferece gigas de bônus para redes sociais e tem preços competitivos.
Veek
Uma operadora virtual que opera com a rede da Vivo. Ela tem planos que se assemelham a um pré-pago e permitem um gerenciamento mais flexível, inclusive com a possibilidade de ganhar internet assistindo a anúncios.
Outros planos da Vivo
Para quem não quer sair da operadora, a opção é migrar para o Vivo Easy Prime ou o Easy Lite, que oferecem planos com internet e ligações ilimitadas por assinatura.
A notícia é, sem dúvida, um balde de água fria para quem via no Vivo Easy a solução ideal para o uso do celular. A liberdade e o controle que o plano oferecia dificilmente serão vistos novamente no mercado.
A ironia é que, ao eliminar justamente o que tornava o serviço único, as soluções da Vivo ficaram muito parecidas com às dos concorrentes. O Vivo Easy tinha uma grande vantagem competitiva, mas certamente não tão lucrativa. Ou seja, para os clientes fiéis, a notícia é ruim, mas para a empresa, a expectativa é de muito lucro. Não há o que fazer.
Você usa o Vivo Easy? O que vai fazer agora? Migrar pro Easy Lite, esperar para ver ou procurar uma nova operadora?
Sabe quem agora também oferece planos de internet? O Nubank! O NuCel chegou oficialmente e conto tudo sobre o serviço aqui: NuCel é bom? Vale a pena? Saiba tudo sobre o plano de internet móvel do Nubank

Gestor de conteúdo, redator profissional e especialista em SEO (Otimização para Motores de Busca). Ampla experiência em Marketing de Conteúdo, Marketing de Afiliados, hospedagem de sites e blogs WordPress.



