Por que você deve comprar uma cadeira ergonômica (e porque ela não vai curar as suas dores)

Atualizado em

Avatar de Leandro Abreu
Mulher sentada em cadeira de madeira trabalhando em casa - Importância de uma cadeira ergonômica

Uma cadeira ergonômica não é um luxo, mas uma necessidade para quem quer manter o desempenho no trabalho ou nos jogos, mas principalmente para preservar a saúde. Se você valoriza a sua qualidade de vida, é hora de considerar esse investimento.

Trabalho em casa há cerca de 8 anos. Destes, passei quase 6 sentado em uma cadeira de madeira dura e reta.

Imaginei que as coisas fossem melhorar quando ganhei uma cadeira gamer de presente da minha irmã. Entretanto, quase um ano depois desse “upgrade”, comecei a sofrer com incômodos frequentes nas costas e uma dor na lombar que não passava.

Não foi exatamente a cadeira gamer a culpada, mas o somatório de vários anos pecando na ergonomia e um notável aumento das horas de trabalho sentado — o que era bom, pois estava progredindo, mas estava me custando um preço que não havia planejado.

Depois de alguns improvisos com almofadas e travesseiros nas costas, decidi começar a pesquisar e logo tratei de comprar uma cadeira realmente ergonômica.

Os resultados foram surpreendentes, mas a melhora não aconteceu só por causa da cadeira. Explico tudo neste texto e trago bons motivos para você também investir em um boa cadeira — uma cadeira boa de verdade!

Antes de mais nada, o que é uma cadeira ergonômica?

Por definição, uma cadeira ergonômica é um tipo de assento projetado para oferecer suporte adequado ao corpo durante longos períodos de uso, promovendo uma postura correta e confortável.

Elas são mais conhecidas por oferecerem muitos ajustes personalizáveis, como altura, inclinação, apoio lombar e apoio de braços, que ajudam a reduzir o estresse nas articulações, melhorar a circulação sanguínea e prevenir dores musculares e lesões, especialmente nas costas, pescoço e pulsos.

Outra característica importante é que o design dessas cadeiras é mais voltado para o público de escritório. Elas combinam mais com ambientes profissionais, mas nada impede você, gamer, de ter uma.

No Brasil, as principais certificações da categoria são:

  • BIFMA: verifica a estabilidade, a resistência e a fadiga de móveis de escritório;
  • SGS: confirma que o fabricante cumpre requisitos de gestão de qualidade internacionais;
  • NR17: norma reguladora que define os padrões de ergonomia para diversas categorias de produtos.

É claro que nem todas as cadeiras ergonômicas vendidas por aí com essa descrição são de fato ergonômicas e trazem todos esses selos. Você precisa avaliar os produtos com paciência, e também superar alguns mitos.

Cadeira gamer ou ergonômica: qual é a melhor?

Antes de pesquisar, eu era daqueles que acreditava que as cadeiras gamer eram o supra sumo das cadeiras, o que há de melhor em conforto e ergonomia — afinal são produtos feitos para pessoas que passam horas e horas jogando, certo?

Não é bem assim.

Na verdade são dois nichos diferentes. As cadeiras gamers são mais “parrudas”, acolchoadas, apelam muito ao design e são geralmente voltadas ao usuário que quer caprichar no setup gamer.

Recomendado para você:  Como usar o Gmail: do básico ao avançado [Guia Completo]

As cadeiras ergonômicas são mais sérias — há quem diga mais caretas —, geralmente pretas e tradicionais, mas inteiramente desenhadas para atender propósitos de ergonomia.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Leandro Abreu | Gestor de conteúdo e SEO (@seo.leandroabreu)

Particularmente, eu prefiro o visual sóbrio das cadeiras ergonômicas, mas isso é gosto pessoal. Entretanto, há fatores realmente importantes que me fazem preferir elas, como:

  • tecido: as cadeiras gamer são geralmente acolchoadas, o que acaba aumentando a transpiração e o desconforto, mesmo com ar condicionado ligado;
  • suporte do encosto: as cadeiras gamer são geralmente poltronas que abraçam o seu corpo, o que é confortável, mas com o tempo pode gerar incômodos e dores (e isso é só o princípio);
  • variedade de ajustes: as cadeiras gamer costumam trazer recursos ajustáveis, mas isso não se compara à variedade de ajustes disponíveis nas melhores cadeiras ergonômicas — o que permite ajustá-las muito melhor ao seu corpo.

Devo dizer que a minha cadeira gamer era muito simples, sem muitos ajustes ou suportes, o que a tornava mais prejudicial. Existem sim cadeiras que unem o melhor dos dois mundos, mas, hoje, se há algo que não abriria mão jamais é do encosto em tela.

No início pode parecer meio esquisito, mas a tela se ajusta melhor ao formato das nossas costas e, claro, é muito, muito mais fresca e agradável de usar ao longo do dia. Não tenho saudade alguma de me levantar no fim do dia com as costas suadas, me despregando do assento.

Acho que isso já é um bom motivo para comprar uma cadeira ergonômica, mas ainda é algo pessoal. A seguir, trago argumentos mais abrangentes.

6 motivos para você investir em uma cadeira ergonômica

Provavelmente há mais motivos, mas os seis abaixo são muito importantes. Veja!

1. Previne dores e lesões

O uso prolongado de cadeiras inadequadas pode causar dores crônicas nas costas, pescoço e ombros. Isso acontece porque, sem suporte adequado, tendemos a adotar posturas incorretas, sobrecarregando a coluna vertebral e os músculos ao redor.

2. Aumenta a produtividade

Quando você está confortável, sua concentração melhora e você se sente mais motivado. Passar várias horas em uma cadeira rígida ou mal projetada pode drenar sua energia, reduzindo sua eficiência ao longo do dia — e quando começar a sentir dores, é ai que vai querer parar mesmo.

3. Oferece suporte adequado

Uma das maiores vantagens das cadeiras ergonômicas é sua capacidade de ajuste. Elas são projetadas para se adaptar a diferentes tamanhos, biotipos e preferências pessoais, garantindo suporte adequado, especialmente para as costas.

Mas há porém!

Para ser honesto, na primeira sentada, acho que a minha cadeira gamer é mais confortável, afinal, ela é acolchoada, macia e “me abraça” quando eu sento. Algo que precisamos entender é que as cadeiras ergonômicas “te forçam” a manter uma postura correta, que nem sempre é a mais agradável no início.

Você pode testar diferentes ajustes para tentar encontrar o melhor equilíbrio entre conforto e ergonomia, mas quase sempre será preciso alguns dias para se adaptar.

Recomendado para você:  Qual é melhor monitor 4K de 2024? Os 7 modelos mais elogiados pelos clientes e dicas para comprar

Parece um esforço inicialmente, mas, no fim do dia, quando nos levantamos e não sentimos aqueles incômodos de antes (principalmente nas costas), entendemos o quanto vale a pena. E não são só as costas que melhoram.

4. Melhora a circulação sanguínea

As cadeiras ergonômicas são projetadas para manter os joelhos e quadris em ângulos corretos, evitando a compressão das pernas e melhorando o fluxo sanguíneo. Isso é crucial para prevenir problemas como varizes e inchaços nas pernas, além de reduzir a sensação de cansaço.

5. Favorece a saúde mental

Dores constantes e desconforto podem afetar não apenas o seu corpo, como também seu bem-estar mental. Uma cadeira ergonômica ajuda a criar um ambiente de trabalho mais confortável e saudável, o que contribui para melhorar o seu humor e reduzir o estresse ao longo do dia.

6. Maior durabilidade e custo-benefício

Boas cadeiras ergonômicas não são baratas, mas são um produto que pode te atender bem por vários anos — desde que respeite as orientações do fabricante e cuide bem delas.

Além disso, elas ajudam a prevenir dores e lesões, e, consequentemente, despesas com consultas e tratamentos de saúde.

Isso é verdade, mas não podemos nos deixar levar por falácias de vendedores. As cadeiras ergonômicas ajudam muito, mas não vão resolver as suas dores. Eu explico.

Por que uma cadeira ergonômica não vai resolver as suas dores

O mercado de cadeiras ergonômicas cresceu muito nos últimos anos, inicialmente estimulado pelo crescimento do home office durante a pandemia e em seguida pela retomada dos escritórios.

Em meio às ofertas e reviews, alguns mitos começaram a circular. O principal deles: a lenda de que existe uma cadeira ergonômica perfeita que vai curar todas as suas dores, sem esforço algum — a não ser o financeiro ao comprá-la, claro.

Antes de gastar uma grana com uma cadeira, quero que você grave isso: nenhuma cadeira no mundo vai resolver as suas dores nas costas, nas pernas, nos pés ou em qualquer outro lugar.

Nosso corpo não foi feito para ficar parado em uma mesma posição o tempo todo, e isso vale até para quem se senta em uma posição ergonomicamente correta.

Eu caí nessa “pegadinha” quando comprei a minha cadeira. Notei uma melhora significativa no desconforto ao fim do dia, principalmente na dor lombar, mas o problema ainda estava lá.

Para melhorar de vez, precisei mudar hábitos, incluindo me levantar com mais frequência. Conseguimos fazer isso com mudanças simples, como parar de levar garrafa d’água e xícara de café para a mesa — o que te obriga a se levantar para se servir — ou ficar de pé para resolver coisas fora do computador, como mandar um áudio ou responder um e-mail.

Por algumas semanas, também precisei fazer alguns ajustes no treino da academia, evitando exercícios que sobrecarregassem a região lombar (principalmente levantamento de peso), até a dor acabar completamente.

Fazer alguma atividade física antes de começar o dia — e se sentar na frente no computador — também ajuda muito. Pode ser uma caminhada ou algum aeróbico leve em casa mesmo.

Não me lembro exatamente o tempo que levou, mas com certeza mais de um mês. Finalmente minhas dores sumiram. Hoje, já faz um ano que não sofro com nenhuma dor na região lombar. Gratidão!

Recomendado para você:  Notebook bom e barato para estudar ou trabalhar: os 10 melhores de 2024, segundo os clientes da Amazon

É claro que se eu abusar — um dia cheio, por exemplo — e acabar passando muitas horas sentado, sem levantar, os desconfortos começam de novo. Como já aprendi a lição, trato logo de me movimentar.

Concluindo: as cadeiras são uma grande ajuda, mas não são capazes, sozinhas, de resolver as suas dores!

E atenção: se o seu incômodo já for muito acentuado, prefira primeiro consultar um médico e começar um tratamento antes de gastar com produtos novos, ok?

Como escolher uma boa cadeira ergonômica?

Por fim, se você pensa em comprar uma cadeira ergonômica, devo alertar que elas não são iguais — mesmo entre os melhores modelos, encontramos diferenças gritantes.

Antes de tudo, claro, o que você deve avaliar é a qualidade do produto. Confira se a cadeira tem todas as certificações citadas anteriormente, se seus materiais são de qualidade e se os clientes atestam isso nos comentários dos marketplaces.

Em relação aos recursos e ajustes, não se prenda ao “quanto mais, melhor”. É importante que a cadeira tenha ajuste de altura, de apoio de braço e também de inclinação, mas não é fundamental que ela tenha inúmeras opções de configuração.

Os dois recursos que costumam gerar mais polêmica são o suporte para lombar e o apoio de braço. Em outro blog, falo detalhadamente sobre eles e te ajudo a escolher o ideal. Os posts são os seguintes:

Se atente também às medidas da cadeira, pois há modelos bem maiores do que outros. Um detalhe importante que você deve avaliar também — principalmente se trabalha digitando muito, como eu — é a distância entre os apoios de braço. Se forem muito distantes, podem prejudicar o suporte dessa região.

Para fechar, e não menos importante, o visual, obviamente. Você quer comprar uma cadeira ergonômica bonita para ter um ambiente de trabalho legal, certo? Não deve ser a sua maior prioridade, mas deve contar sim na sua escolha. Nesse quesito, porém, não posso te ajudar. É pessoal.


O texto fica por aqui. Espero que tenha acrescentado algo na sua pesquisa e te ajude a comprar uma cadeira ergonômica que realmente te atenda bem. Em um mundo onde passamos cada vez mais tempo sentados, ter uma cadeira que se adapta ao seu corpo e promove o bem-estar faz toda a diferença.

Antes que pergunte, a minha cadeira é a DT3 Moira. Eu fiz um review dela que você pode ler aqui.

Para ajudar na pesquisa, você também pode gostar de conferir esta lista com as cadeiras ergonômicas mais bem avaliadas pelos clientes da Amazon!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários